Direito Global

Fórum Mundial de Justiça reúne especialistas de 112 países

Autor

26 de junho de 2008, 18h16

Cerca de 500 líderes mundiais são esperados em Viena (Áustria) entre os dias 2 e 5 de julho para o World Justice Forum (Fórum Mundial de Justiça).

O evento é o ponto de partida para a criação do World Justice Project que tem por objetivo fixar os princípios básicos do Sistema Jurídico Mundial, que permitirá a aplicação universal da lei, assim como o acesso às garantias jurídicas para qualquer cidadão.

Os princípios básicos do Sistema Jurídico Mundial são:

1) O governo e seus funcionários devem prestar contas ante a lei;

2) as leis devem ser claramente difundidas, estáveis e justas, e proteger os direitos fundamentais, inclusive a segurança de pessoas e propriedades;

3) o processo pelo qual as leis são elaboradas, administradas e postas em vigência deve ser acessível, justo e eficiente; e

4) o acesso à Justiça deve ser providenciado por funcionários competentes, independentes e éticos e por juízes que sejam em número suficiente, tenham recursos adequados e reflitam o sentimento da comunidade a que servem.

No Fórum também será lançado o Indicador Mundial do Estado do Direito (Rule of Law Index), que vai relacionar os países a partir da maior e da menor aplicação e obediência à lei. Durante o evento, serão apresentados os primeiros números do balanço que pretende medir o índice de democratização do direito nos diversos países e sua evolução. O sistema foi testado em países como Índia, Chile, Nigéria e Estados Unidos.

Entre os representantes brasileiros está o advogado Ordélio Azevedo Sette, sócio do Azevedo Sette Advogados, por exemplo, irá apresentar um estudo sobre “O Uso da Internet Como Ferramenta na Aplicação da Justiça”.

Sette é membro do Advisory Board of The Council of The Ameritas e ex-presidente da Câmara Internacional de Comércio do Brasil, será um dos brasileiros representantes das Américas presentes em Viena.

O World Justice Forum será comandado pelo presidente da ABA — uma espécie de OAB americana —, o advogado William H. Neukon, e contará com a presença de representantes de 112 países. Entre os convidados encontram-se chefes de Estado, ministros, juízes e membros de Cortes Supremas de Justiça, presidentes de instituições multilaterais, CEOs de empresas multinacionais, líderes sindicais e empresariais, líderes entre profissionais liberais e diretores de organizações não governamentais.

O encontro é promovido por importantes associações internacionais de advogados como a American Bar Association (ABA), International Bar Association, Inter-American Bar Association, Inter-Pacific Bar Association e Union Internationale des Avocats.

Clique aqui para ver a programação do evento.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!