Tele Sena

Supremo rejeita representação contra ministro Luiz Fux

Autor

24 de junho de 2008, 15h23

Juiz pode copiar os argumentos produzidos por uma das partes interessadas no processo para decidir a favor dela? O questionamento foi feito por José Carlos Tonin na representação contra o ministro Luiz Fux, do Superior Tribunal de Justiça. Fux foi o relator, no ano passado, do Recurso Especial em que se discutia a legalidade do jogo da TeleSena. Na ocasião, o ministro decidiu que o título de capitalização poderia ser comercializado pelo Grupo Silvio Santos.

De acordo com o autor da representação, ajuizada, sem sucesso, no Supremo Tribunal Federal, o ministro Fux copiou três páginas das argumentações da Liderança Capitalização para decidir a favor dela. Por isso, o autor da ação afirmou que a decisão “é ilegal e, no mínimo, antiética porque utilizou trechos da recorrente”. E que “sem dúvida, viola o princípio da legalidade e da imparcialidade”.

“Se um cidadão comum pratica plágio ele comete ilícito. Como admitir que um ministro copie alegações de uma das partes e isso seja normal?”, questionou. José Carlos Tonin também alegou que o ato do ministro Fux violou o artigo 102 da Constituição, que trata dos crimes de responsabilidade dos ministros de Estado, dos comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

No STF, o ministro Cezar Peluso, ao negar a representação, destacou que o pedido se limita a questionar a isenção do ministro no voto sobre a legalidade do jogo. E que o ato não se enquadra em nenhuma das hipóteses do artigo 102 da Constituição, ou seja, nos crimes de responsabilidade. Assim, remeteu a representação ao próprio STJ.

A 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, por sua vez, entendeu que não há omissão, obscuridade ou erro material a ser sanado na decisão que reconheceu a legitimidade da venda da TeleSena.

A batalha judicial começou com uma Ação Popular ajuizada, em 1992, por José Carlos Tonin. Ele questionou a decisão da Susep (Superintendência de Seguros Privados) que autorizou a empresa Liderança Capitalização S/A a emitir e colocar à venda os títulos de capitalização. Para o autor, havia propaganda enganosa na divulgação do título. Os ministros do STJ, no entanto, entenderam que o investidor é quem deve ter discernimento sobre o título de capitalização que pretende investir.

Por esse motivo, os ministro da 1ª Turma reconheceram a legitimidade da TeleSena e anularam decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, São Paulo, que classificou a TeleSena como jogo de azar e não capitalização. Com isso, José Carlos Tonin entrou com Embargos de Declaração.

Na decisão, o ministro Fux afirmou que não há como prosperar o inconformismo porque a pretensão do autor era o reexame da questão relativa a legalidade da autorização dada pela Susep à Liderança Capitalização, o que é inviável de ser revisto em Embargos.

O advogado Luiz Nogueira, que patrocina a causa, afirmou que já ajuizou Agravo de Instrumento contra a decisão do ministro Cezar Peluso.

Clique aqui para ler íntegra dos Embargos de Declaração

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!