Operação Influenza

PF deflagra operação contra acusados de crime financeiro

Autor

20 de junho de 2008, 11h57

A Polícia Federal, junto com a Receita Federal, deflagrou, na manhã desta sexta-feira (20/6), a Operação Influenza, que investiga o envolvimento de várias pessoas com práticas cambiais ilegais, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro. Ao todo, são 252 policiais federais e 33 Auditores Fiscais da Receita Federal cumprindo 54 Mandados de Busca e Apreensão em Santa Catarina e São Paulo. Também foram expedidos 24 mandados de prisão, com seis prisões preventivas e 18 temporárias.

Relatório da operação, divulgado no final da manhã desta sexta-feira, afirma que “a organização internava divisas, de forma ilegal, realizava operações cambiais ilegais (por exemplo, dólar a cabo), ocultava bens, rendas e movimentações financeiras, com o uso de “laranjas”, além de operações comerciais simuladas, com o uso de documentos falsos e fraudes a licitações. Para o êxito do esquema criminoso, servidores públicos eram corrompidos com o pagamento de propinas, principalmente nos portos de São Francisco do Sul e Jataí, onde há fortes indícios de fraude em licitações”.

Diz a PF que “durante o transcorrer das investigações foram verificadas condutas praticadas contra a administração pública, a ordem tributária, o sistema financeiro, além de estelionato, quadrilha, falsidade ideológica, bem como de ilícitos tipificados na Lei de Lavagem de Ativos (Lei 9.613/98), praticados em organização, ramificada em Itajaí, Balneário Camboriú, Blumenau, São Francisco do Sul, Florianópolis, e ainda nos Estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, bem como na Argentina, Holanda, UK, Malta, Itália, Noruega, Bermudas, França, Singapura, entre outros”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!