
MPE desagrava promotores que pediram multa à imprensa

O procurador eleitoral de São Paulo, Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, divulgou, nesta sexta-feira
(20/6), nota de desagravo aos promotores Eduardo Rheingantz, Maria Amélia Nardy Pereira, Patrícia
Moraes Aude e Yolanda Alves Serrano. O gesto de solidariedade também é estendido ao juiz Francisco
Carlos Shintate.

Os promotores denunciaram o jornal Folha de S.Paulo e a revista Veja São Paulo por propaganda
eleitoral antecipada. O motivo do pedido foi uma entrevista com a candidata à Prefeitura de São Paulo,
Marta Suplicy (PT). O juiz Shintate, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, aceitou o pedido e multou os
veículos e a candidata. A decisão gerou indignação no Judiciário, na política e na imprensa.

“Independentemente do mérito das representações relativas à propaganda antecipada nos meios de
imprensa, que será objeto de análise por esta Procuradoria Regional Eleitoral e de julgamento pelo E.
Tribunal Regional Eleitoral, não contribui para o debate sobre os acertos e os defeitos da legislação
eleitoral proferir ataques de cunho pessoal ou insinuações sobre a capacidade profissional desses
operadores do Direito, que agiram ao abrigo da independência funcional constitucionalmente
assegurada”, afirma nota do procurador Gonçalves.

Em entrevista à Folha, na quinta-feira (19/6), a promotora Patrícia Moraes Aude diz que o jornal poderia
ter feito um perfil de Marta perguntando se ela “gosta de cachorro, gosta de boxe, gosta de rock and roll,
gosta de poesia”. Para ela, a candidata não poderia falar que vai mudar o trânsito de São Paulo.

A promotora Maria Amélia Nardy Pereira defendeu que o artigo 24 da Resolução 22.718, do Tribunal
Superior Eleitoral, indica que os pré-candidatos poderão participar de entrevistas, debates e encontros
antes de 6 de julho, desde que não exponham propostas de campanha.

A Empresa Folha da Manhã S.A., que edita a Folha, e a Editora Abril, responsável pela Veja São Paulo,
recorreram na quarta-feira (18/6) da decisão de primeira instância, que aplicou pouco mais de R$ 21 mil
de multa para cada veículo por entender que as entrevistas publicadas com a pré-candidata à prefeitura
paulistana Marta Suplicy (PT) foi propaganda eleitoral.

Os argumentos contrários à determinação da Justiça Eleitoral serão avaliados por seis juízes do Tribunal
Regional Eleitoral. No recurso, o advogado da Folha, Luís Francisco Carvalho Filho, afirmou que a
sentença ignora o princípio constitucional da liberdade de imprensa e questiona se no Brasil existem
temas proibidos de serem tratados publicamente.

Date Created
20/06/2008

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

No image foundImage not found or type unknown

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 20/06/2008


