Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Isonomia policial

Policiais se mobilizam contra emenda que beneficia delegados

Por 

Policiais federais retomaram, nesta terça-feira (17/6) uma luta que pode, segundo sindicalistas da PF, levar a uma greve geral da categoria: a movimentação contra a aprovação da PEC 549, que cria a carreira jurídica para delegados de polícia equiparando-os aos membros do Ministério Público, nos vencimentos e nas prerrogativas.

Estão envolvidos na luta contra a PEC policiais federais, peritos criminais, policiais civis e militares. Os policiais se concentram a partir desta terça na Câmara dos Deputados e permanecem fazendo pressão sobre os parlamentares até quinta-feira (18/6).

Segundo a Fenapef, a Federação Nacional dos Policiais Federais, “além de aprofundar o abismo salarial existente a proposta provocará um descontentamento generalizado nas polícias de todo o Brasil por força de privilegiar somente um segmento dentro das instituições criando a figura do delegado-juiz”.

A Fenapef informa que “o objetivo nesta semana é intensificar os contatos com as lideranças que representam as bancadas partidárias. Policiais estão entregando documento com argumentos contrários à PEC e expondo sua contrariedade através de faixas colocadas no Congresso Nacional”.

Para o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Marcos Vinício Wink “a proposta representa um risco para a sociedade já que sua aprovação irá esfacelar as relações entre delegados e as demais categorias”. Ele sustenta que “é preciso pensar a segurança pública sob a ótica da valorização de todos os seus operadores e não através de uma proposta que beneficia somente um grupo deixando os demais sem nada”.

 é repórter especial da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 18 de junho de 2008, 18h36

Comentários de leitores

34 comentários

Caro Adenilton (Oficial da Polícia Militar) o...

Bellbird (Funcionário público)

Caro Adenilton (Oficial da Polícia Militar) onde vc leu que o STF declarou por unanimidade que PM pode fazer TCO. Misericórdia amigo, vc não sabe nem sobre direito constitucional, vai saber de direito penal. O STF se declarou incompetente para julgar o fato, por entender que seria norma infralegal.Qual o problema da guarda municipal fazer a função da PM, afinal, como vc mesmo disse, que ganha com isso é a sociedade. Outra coisa, quando tentaram anexar à PEC 549, que oficiais da PM era carreira juridica( isso sim é um absurdo) e que deveria ganhar igual a promotor, não tinha nada de irregularidades. Veja decisão de merito do stf sobre PM fazer TC.Santa ignorância.

Um amigo meu me disse uma vez que Jesus Cristo ...

acs (Advogado Assalariado)

Um amigo meu me disse uma vez que Jesus Cristo pediu água e o miliciano Romano deu-lhe vinagre, daí porque a carreira policial é amaldiçoada.Crendices a parte é espantoso observar que pela primeira vez na historia os delegados de polícia podem obter o reconhecimento de sua importância profissional e quem se opõe a isto?o crime organizado?os promotores soberbos?o judiciário que se julga acima do bem e do mal?Não, por lastimável que possa ser quem quer obstacularizar a valorização do delegado são justamente outros policiais,justamente aqueles que mais se beneficiariam com a valorização da profissão.É O HOMEM LOBO DO HOMEM E A POLÍCIA MOSTRANDO QUE A VERDADEIRA MALDIÇÃO É A INVEJA E A MESQUINHARIA.É triste para mim tecer observações sobre esta questão que me parece o mais profundo equívoco cometido pela polícia militar,entre milhões de equívocos,vide rota 66,tropa de elite etc... e por um sindicato de agentes e escrivães que na pequenez de seu microcéfalo não vê nada melhor que fazer senão tramar contra os delegados de policia;Pobre gente que não consegue nem ao menos reconhecer seus opressores...

Caro Almir;No Brasil é impossível o policial ap...

acs (Advogado Assalariado)

Caro Almir;No Brasil é impossível o policial apresentar relatório porque na maioria esmagadora dos casos o policial não sabe escrever de forma minimamente compreensível.Em segundo lugar nos EUA não tem alguem com a alcunha de DELEGADO porque a polícia de lá usa postos semelhantes aos adotados aqui pela polícia militar,sargento,tenente etc...e finalmente,em qualquer polícia do mundo,assim como a do Brasil há alguém com formação jurídica porque, em caso contrário, seria impossível saber quais condutas reprimir,ou seja,conhecimento jurídico na polícia é imprescindível,em qualquer lugar do mundo.Por fim um conselho;não se revolte com seus superiores é mais producente tentar preparar-se melhor voce também,em especial quando temos ambições de poder...

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 26/06/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.