Sem nota

Pequeno erro não compromete prestação de contas de campanha

Autor

18 de junho de 2008, 0h02

Valor insignificante sem recibo na declaração das contas de campanha eleitoral não compromete a totalidade da prestação de contas. O entendimento é do ministro Marcelo Ribeiro, do Tribunal Superior Eleitoral, que aprovou, com ressalvas, as contas do deputado federal Gérson Peres (PP-PA) referentes às eleições de 2006. O Tribunal Regional do Pará rejeitou as contas da campanha do deputado por publicidade em jornal sem recibo e doação proveniente de concessionária de serviço público.

O ministro citou parecer da Procuradoria-Geral Eleitoral que opinou pelo provimento do Recurso em Mandado de Segurança. De acordo com a decisão do ministro, a doação recebida pela empresa Caemi — Mineração e Metalurgia S.A, controlada pela companhia Vale do Rio Doce, concessionária de serviço público, não é abrangida pela vedação constante da Lei 9.504/97 (Lei das Eleições).

De acordo com o artigo 24, inciso III, da lei é vedado, ao partido e ao candidato, receber direta ou indiretamente doação em dinheiro ou estimável em dinheiro, procedente de concessionário ou permissionário de serviço público.

No caso da publicidade no jornal O Liberal, o parecer da PGE diz que a insignificância do valor relativo à despesa recusada não compromete a totalidade da prestação de contas. Sustentou, ainda, que o Tribunal Regional não considerou a retificação feita pela empresa Delta Publicidade S.A. no jornal paraense.

No documento, a empresa alegou que a publicação da propaganda foi concedida por cortesia por ter o deputado, por muitos anos, escrito artigos de opinião aos domingos naquele jornal. Esse serviço teve seu valor estimado em R$ 7.440, equivalente a 3,4% do total arrecadado na campanha, cerca de R$ 216 mil, “o que não chega a comprometer inteiramente a prestação de contas”, ressaltou o relator.

RMS 553

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!