Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Europa em crise

Irlandenses rejeitam tratado que daria mais força à União Européia

Os irlandeses votaram não ao Tratado de Lisboa, que fortaleceria a União Européia. Três anos depois de ter a proposta de Constituição rejeitada pelos franceses e holandeses, a Europa entra em nova crise. Segundo dados da Justiça Eleitoral da Irlanda, 53,4% votaram contra o tratado e 46,6% a favor.

Dos 27 estados, 18 já ratificaram o tratado. Apenas na Irlanda, a população foi consultada. Nos outros países, o processo restringiu-se à consulta ao Parlamento. “Para a Comissão européia, as ratificações a serem feitas devem continuar em curso”, afirmou o presidente da Comissão européia José Manuel Barroso. Para ser válido, o tratado teria que ser aceito por todos os membros.

A França, que vai presidir a UE a partir de julho, e a Alemanha também estão de acordo com o fato de que "outros Estados membros prossigam o processo de ratificação", segundo um comunicado conjunto divulgado pelo Palácio do Eliseu.

O primeiro-ministro irlandês Brian Cowen considera que apesar do não, o Tratado de Lisboa não morreu e que os dirigentes europeus deverão decidir na reunião de cúpula européia como continuar. “Acabo de falar com o primeiro-ministro Cowen, e ele destacou claramente que esse voto não deve ser percebido como um voto contra a UE”, afirma Barroso.

O primeiro-ministro de Luxemburgo Jean-Claude Juncker diz, no entanto, que o Tratado de Lisboa não poderia entrar em vigor em janeiro de 2009 como inicialmente previsto.

Mais de três milhões de eleitores foram às urnas na quinta-feira (12/6) para votar no único referendo organizado sobre o Tratado de Lisboa na Europa.

O que é

O Tratado de Lisboa, assinado em dezembro passado, transfere mais poder aos Parlamentos nacionais e ao Parlamento europeu. A idéia era reduzir o número de eurodeputados a partir de 2014.

A Presidência do Conselho Europeu também se fortaleceria com a criação do mandato de dois anos e meio substituindo o sistema de revezamento de países de seis meses. O presidente chefiaria as reuniões do Conselho Europeu e os encontros de cúpula.

A UE tentou criar com o tratado um documento para terminar a crise aberta com a rejeição da França e Holanda em plebiscito de uma Constituição única em 2005.

Revista Consultor Jurídico, 13 de junho de 2008, 17h52

Comentários de leitores

2 comentários

"musha ring dumma do damma da whack for the da...

Alochio (Advogado Sócio de Escritório - Administrativa)

"musha ring dumma do damma da whack for the daddy 'ol whack for the daddy 'ol there's whiskey in the jar" O problema é saber o que seria da Irlanda SEM A UNIÃO EUROPÉIA. Em um desses filmes Hollywoodianos cheios de sangue (não lembro qual) contaram uma piada: quando Deus criou o mundo, ele estava termiando de fazer a Inglaterra quando deu um piriri ... e então surgiu a Irlanda! (ops ... essa não é minha opinião ... apenas reproduzi a anedota do filme, deixo claro) Sem a União Européia, poderíamos dizer que a atual pujança econômica da Irlanda tenha vindo, quem sabe, de uns doendes com potes de ouro, depois de terem achado uns trevos de quatro folhas! Ou alguém acreditaria que a economia Irlandesa cresceu por um Milagre de São Patrício?? Quando os versos da canção se faziam realidade ... parece que tudo vai retroceder: "God save Ireland," said the heroes. "God save Ireland," said them all. "Whether on the scaffold high, or the battlefield we die, No matter when, for Ireland dear we fall!" Never 'til the latest day shall the memory pass away, Of those gallant lives thus given for our land. And on the cause must go, amidst joy and weal and woe, 'Til me make our isle a nation, free and grand! O tempo deve trazer mais reflexões.

Faz muito bem eles... Toda uninimidade... é BUR...

Edy (Consultor)

Faz muito bem eles... Toda uninimidade... é BURRa!... E já trabalhei com IRLANDESES EM BOSTON O'DONAVAN BARRY - E SUA CIA DE ROOFERS... E NÃO SÃO TONTOS NÃO!... SABEM O QUE QUEREM E QUANDO QUEREM... E BEBEM UISQUIS ATÉ A CACO!...RSS MAS SÃO TRBALHADORES QUE SÓ VENDO, NÃO VI AINDA POVO MAIS TRABALHADOR QUE "ESSE"... PARA ACOMPANHA-LOS E SER INTEGRADO AO GRUPO DELES, LEVOU 4 MESES DE MUITA "LUTA E POEIRA", OS MENINOS SÃO DURO NA QUEDA... SAUDADES DESSA GENTE, SÃO RUINS E ENCREQUEIROS, MAS QUANDO VC FAZ PARTE DO GRUPO DELES... DEFENDEM VC ATÉ NO "INFERNO"... E INFELIZMENTE, BRIGARÃO EM VÃO, PORQUE CONCENTRAÇÃO DE PODER, É COISA ANTIGA, E CONTINUARÁ, SENDO!...

Comentários encerrados em 21/06/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.