União oficial

Califórnia vai oficializar casamento entre homossexuais

Autor

11 de junho de 2008, 17h09

A Califórnia irá se tornar oficialmente mais um estado americano a admitir casamentos entre pessoas do mesmo sexo na próxima segunda-feira (16/6). A oficialização da nova medida, segundo o site Findlaw, vai ocorrer com pompa e circunstância: o prefeito de San Francisco, Gavin Newsom, vai permitir a cerimônia na sede da prefeitura da cidade no dia em que a medida entrar em vigor.

O casamento será entre Del Martin, de 87 anos, e Phyllis Lyon, com 85, que estão juntas há 50 anos. As duas foram as responsáveis por levar a questão à Suprema Corte do estado, que reconheceu o casamento gay na Califórnia. Apesar de a medida ser oficializada na próxima semana, os demais casais interessados em oficializar a união somente poderão fazer a partir de 17 de julho.

Em outubro de 2007, o estado do Oregon também adotou leis que protegem casais homossexuais. Os demais estados são Connecticut, Vermont, New Hampshire, New Jersey, Maine, Washington e Hawaii. Apenas Massachusetts admite uniões entre homossexuais sob a palavra “matrimônio” para definir a relação. Os outros estados usam expressões como “parceria doméstica”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!