Financiamento aliado

MP gaúcho vai investigar desvios em estatais

Autor

10 de junho de 2008, 0h01

O Ministério Público do Rio Grande do Sul vai constituir um grupo de trabalho em conjunto com o Ministério Público Especial de Contas e o Ministério Público Eleitoral para acelerar as investigações envolvendo irregularidades em órgãos públicos.

A revelação foi feita pelo Procurador-Geral de Justiça, Mauro Renner, nesta segunda-feira (9/6), depois que ele despachou em seu gabinete com a governadora do estado, Yeda Crusius. A chefe do Executivo colocou à disposição do MP-RS os órgãos de controle interno do governo para ajudar na apuração.

A crise no governo gaúcho eclodiu depois que o vice-governador Paulo Afonso Feijó divulgou uma fita onde o então chefe da Casa Civil do governo estadual, César Busatto, admitia que empresas estatais estavam financiando partidos aliados da governadora Yeda Crusius. Busatto e outros três executivos do governo foram demitidos após a denúncia.

Sobre a visita da governadora, Mauro Renner comentou se tratar de uma ação que só vai fortalecer as apurações. Comentou ainda que a atuação do grupo de trabalho será direcionada para “realização de um trabalho efetivo, com a atuação exclusiva de alguns colegas, priorizando os trabalhos que dizem respeito às investigações de desvio de recursos públicos”.

O Procurador-Geral de Justiça informou ainda que, nos próximos dias, o vice-governador, Paulo Afonso Feijó, deve comparecer ao Ministério Público para dar seu depoimento sobre os fatos ocorridos. “Precisamos com muita serenidade e cautela, expurgando todos os fatos de interesse político e pessoal, chegar a uma conclusão com seriedade e comprovação dos delitos, para dar uma resposta satisfatória ao povo gaúcho”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!