Consultor Jurídico

Comentários de leitores

19 comentários

Infeliz promessa. Estamos passando por uma fase...

Mauro V. D. Alves (Servidor)

Infeliz promessa. Estamos passando por uma fase delicada na evolução da democracia. A fim de podermos punir nossos criminosos estamos esquecendo que para isso regras devem ser seguidas e princípios devem ser respeitados, o Estado por intermédio de seus agentes não pode bular, dar o famoso "jeitinho", objetivando exercer o seu direito de punir, os fins não justificam os meios. "PF fazendo escuta sem autorização judicial". Pior do que isso: "autorização posterior...atestado de legalidade para atos ilegais", só podem ter jogado o diploma no lixo ou então viraram justiceiros togados ou coisa do gênero. A escuta é sim uma arma importante contra o crime, mas será que temos tantos criminosos assim para esta quantidade de escutas, ou se um criminoso ligar por engano para sua casa vc passa a ser um precioso suspeito, daqui a pouco sobrará só a PF, rs. Pergunto qual cidadão de bem gostaria de estar usando seu aparelho telefônico e saber depois que foi grampeado, tudo bem que quem não deve não teme, mas a intimidade é um direito protegido constitucionalmente e para se mitigar necessário um indício forte, e não somente uma mera expectativa.

Retificando... tributo, não imposto.

Thiago Pellegrini  (Professor Universitário)

Retificando... tributo, não imposto.

Axel, esse é o "X" da questão... ou o "CH" como...

Thiago Pellegrini  (Professor Universitário)

Axel, esse é o "X" da questão... ou o "CH" como diriam os partidários da estrela vermelha. Só para se ter uma idéia: o Governo vai conseguir aprovar a CSS (isso é claríssimo para mim); a arrecadação aumenta todo o ano e a saúde só piora. Para que mais um imposto? Todas as CPI's terminam em "pizza"; mas os "avante PF!" continuam a querer a implementação do Estado Policial... menos para os amigos do FEUDO, é claro.

Axel, eu não diria que é "engraçado" a PF não p...

olhovivo (Outros)

Axel, eu não diria que é "engraçado" a PF não pegar nenhum petralha. Diria "sintomático". Os maiores escândalos de corrupção envolvendo os camaradas eclodiram por iniciativas alheias: mensalão, casa da sacanagem de Brasília, dossiês e, agora, Varig, Bancoop e tantos outros. Os espetáculos para prender a dona da Daslu, Skincariol e tantas outras "organizações criminosas" são úteis para iludir os bobos alegres e levar os escândalos próprios ao esquecimento. Alguém se lembra do mensalão e daquelas outras falcatruas homéricas do PT?

Interessante. A notícia vem como uma ufanista e...

Orlando Maluf (Advogado Sócio de Escritório)

Interessante. A notícia vem como uma ufanista e orgulhosa declaração, como se estivesse fazendo um grande bem para os brasileiros e a humanidade. Só por curiosidade, será que os juízes teriam sido consultados sobre tão decantado "aumento de produtividade", já que são os únicos que (em tese, ao menos) podem autorizar as operações?

O engraçado é que todo esse aparato da PF não p...

Axel Figueiredo (Outros)

O engraçado é que todo esse aparato da PF não pega nenhum petralha. Será mera coincidência?

Concordo com as colocações do João Bosco. R...

Thiago Pellegrini  (Professor Universitário)

Concordo com as colocações do João Bosco. Realmente ao lermos a matéria temos a impressão de que o Judiciário (que necessita autorizar a escuta - pelo menos foi assim que eu aprendi, é assim que todos os livros de Direito Constitucional e Penal ensinam) e a CF não valem realmente nada neste país. Sou favorável ao sistema de escutas telefônicas, porém não da forma banal como é utilizada. Hoje até peão de obra é grampeado pela toda poderosa PF. O que eu acho mais engraçado é que PF e MPF vivem brigando por causa de poderes investigatórios. Mas sabem muito bem se unir quando é interessante para ambas instituições. Porque não se unem para outras coisas também? Essa lei de interceptação telefônica precisa ser alterada urgentemente. "Usar, mas com parcimônia e razoabilidade".

Faço minhas as palavras do professor Armando do...

SANTA INQUISIÇÃO (Professor)

Faço minhas as palavras do professor Armando do Prado: avante PF, avante MPF. E mais: quem não deve não teme. Por isso, acho que todas as operadoras deveriam gravar as conversas telefônicas e encaminhar as conversas suspeitas para a PF examinar e, se for o caso, dar início a inquérito. Acredito que nenhuma pessoa de bem se importaria em ter sua conversa ouvida. Agora, as do mal, essas vão se dar mal. Só um Estado bem policiado, com a PF com plenos poderes, garantirá segurança aos cidadãos.

.."Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), com esses números...

futuka (Consultor)

.."Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), com esses números divulgados em março, fica a impressão de que primeiro a Polícia manda grampear o telefone, para depois começar as investigações".. Não é impressão não deputado é a mais pura interpretação da interceptação, aonde o senhor 'andava' quando diz ser delegado de polícia, não teve tempo de acompanhar a realidade dos 'grampos' no Brasil, talvez por ser muito talentoso em 'investigações' através de denúncias que via de regra é só a 'ponta do iceberg'- que falta lhe fez um 'grampinho' naquela hora, hein! PELO ESPANTO DO DEPUTADO ME PARECE QUE DEVE TER LHE CAUSADO 'REMORSOs' A NÃO UTILIZAÇÃO COM UMA MAIOR FREQUÊNCIA!!! O Brasil de hoje é se não o maior um dos maiores países detentores em números de assinantes na área da telefonia, imaginem ..que paraíso das informações temos por essas bandas, o mundo que se cuide ou não passe pelo nosso país com seus sigilos, pois quem seriam os 'bôbos' de não aproveitá-las. Aliás que se cuidem os desavisados o 'grampo' já é utilizado em nosso país ha muitas décadas, eu diria que pelo menos desde 1974 ele está em alta e deve continuar a todo vapor, NINGUÉM SEGURA ESSA ONDA..rs

"Autorização judicial com data retroativa"? Or...

jabuti (Advogado Autônomo)

"Autorização judicial com data retroativa"? Oras, "Dr" LuizRoberto (PF),antes de se manifestar com sarcasmos, deveria APRENDER a ler e TALVEZ aplicar o "TINO" de investigador, que lhe deveria ser nato, por força de sua função. O comentarista "sacaneado" pelo seu comentário, foi por demais claro no seu (dele)entendimento, na qual também compartilho ! Grampos clandestinos feitos pela policia "esquentados" por autorizações retroativas não deveria ser novidade para a sua pessoa (pelo menos de forma academica), ou o Sr. não conhece a prática rotineira da "denuncia anonima"para acobertá-los ? Se não,pergunte a seus pares! A acidez do seu comentário, bem mostra a descaso dos Srs. que efetivamente são PAGOS pelo mesmo contribuinte que agora ousa em debochar. O bom é que o Sr. está fora da realidade, e a sua diversão ainda se tornará choro, quando aportar desta "VIAGEM" de pura arrogancia. Faça jus ao seu salario que NÓS (contribuintes) te pagamos e recolha-se ao fundo da sua cadeira de gabinete, para refletir nas bobagens que expressou neste sítio.

"Autorização judicial com data retroativa"? ...

luizroberto (Delegado de Polícia Federal)

"Autorização judicial com data retroativa"? Eu não sabia que a Polícia Federal tinha tamanha tecnologia capaz de reavivar conversas telefônicas pretéritas com base nas tais autorizações comentadas por um outro leitor. Se bem que seria interessante... Gostaria muito de obter uma autorização dessas para reavivar as conversas que anteciparam a morte do PC Farias ou o escândalo do mensalão. Pena que ainda estamos muito atrasados e não dispomos dessa útil ferramenta. É cada bobagem que temos que ler por aqui! Só quem não tem nenhuma idéia prática de como funciona essa forma de investigação pode falar uma bobagem dessa. O bom de espaços como esse é que cada um escreve o que quer, sem maiores preocupações com a realidade. Pelo menos podemos nos divertir com tanta viagem.

O Delegado quer continuar combatendo o crime. S...

Luismar (Bacharel)

O Delegado quer continuar combatendo o crime. Se deixarem, cumprirá sua missão constitucional valendo-se da interceptação que é uma das armas essenciais desse combate na medida em que os traficantes não anunciam a venda de seu produto em jornais, os corruptores não pagam propina com cheques nominais e os corruptos não passam recibo com firma reconhecida.

Criaram o CNJ e o CNMP. Por que não criam també...

Sérgio Niemeyer (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

Criaram o CNJ e o CNMP. Por que não criam também o CNMCAP - Conselho Nacional Misto de Controle das Atividades das Polícias? Esse Conselho compor-se-ia de pessoas extraídas da sociedade em geral, advogados, parlamentares, juízes e membros do Ministério Público, um estamento formado precipuamente para fiscalizar o exercício do poder que está nas mãos das polícias. Com isto não teríamos de acreditar no que diz um diretor desta ou daquela polícia para justificar suas ações. É claro que nenhum diretor de qualquer órgão da Polícia, Federal ou Civil, jamais assumiria estar praticando qualquer ilicitude ou abusando do poder que detém, a não ser que fosse totalmente estólido. Um Conselho dessa natureza poderia proceder a auditorias e correições regulares sem as desvantagens das Corregedorias, que são compostas por policiais colegas de corporação dos fiscalizados. Isso sim traria maior credibilidade, segurança e transparência quanto às atividades das polícias, e não prejudicaria em nada as investigações por elas empreendidas, pois não haveria segredo para o Conselho. (a) Sérgio Niemeyer Advogado – Diretor do Depto. de Prerrogativas da FADESP - Federação das Associações dos Advogados do Estado de São Paulo – Mestre em Direito pela USP – Professor de Direito – Palestrante – Parecerista – sergioniemeyer@adv.oabsp.org.br

tem mais é que grampear mesmo!!! FAZENDO COR...

Phodencius (Investigador)

tem mais é que grampear mesmo!!! FAZENDO CORO: AVANTEEEEEEEEEEEEEE PF!!!!!!!!!!!!!

O depoimento do chefe da polícia federal é uma ...

João Bosco Ferrara (Outros)

O depoimento do chefe da polícia federal é uma afronta ao Estado de Democrático de Direito e ao Congresso Nacional. Mostra o descaso, o despudor, o atrevimento com que esse feudo, chamado polícia federal, capitaneado pelo Ministro da Justiça desse governo, encara a democracia brasileira. Agem com manifesta arrogância. Não respeitam nada nem ninguém a não ser seu superior imediato, e mesmo assim, enquanto ele agir de acordo com os desígnios autoritários que motivam o ânimo dos integrantes da polícia federal. Ou o Congresso acaba com o mal pela raiz, ou haverá de arrepender-se por não tê-lo feito enquanto é tempo. Esse monstro engolirá tudo e todos, submeterá todas as demais instituições do país, já que é a única a receber fartos recursos para se aparelhar. Nem as forças armadas possuem o orçamento destinado à polícia federal de hoje. Seremos uma nação de monitorados, em que ninguém dará um passo que não seja do conhecimento do Big Brother polícia federal tupiniquim ditadora e rede globo mídia tupiniquim irresponsável e sensacionalista. Pergunto: qual o controle que o Congresso ou o judiciário possuem atualmente sobre as escutas efetuadas pelas polícias brasileiras? Alguém pode afirmar categoricamente que não fazem escutas clandestinas, ou que não há autorizações judiciais com data retroativa? Obviamente que ninguém se atreve a responder essas questões empenhando força categórica. Também, mesmo que se quisesse, ninguém conseguirá provar nada a esse respeito pelo simples fato de a polícia federal manter tais informações sob o mais cerrado sigilo, que nem mesmo juízes se atrevem quebrar, pois têm medo da polícia federal e não a afrontam, embora sejam por ela afrontados.

Com a permissão dos leitores, quero realçar e r...

Armando do Prado (Professor)

Com a permissão dos leitores, quero realçar e reafirmar minha confiança na PF e no MPF, para que possamos limpar esse país das "lavanderias", dos falsos advogados, dos descaminhos, etc, para que os recursos apareçam em benefício do povo. Portanto, AVANTE PF E MPF!

E qual o próximo passo? Vem aí a Polícia do Pen...

Hwidger Lourenço (Professor Universitário - Eleitoral)

E qual o próximo passo? Vem aí a Polícia do Pensamento?

Orson Welles ia adorar saber disso.

Walter A. Bernegozzi Jr (Advogado Autônomo - Administrativa)

Orson Welles ia adorar saber disso.

Boa noticia. O Brasil precisa ser passado a lim...

paecar (Bacharel)

Boa noticia. O Brasil precisa ser passado a limpo (como quer o Casoy).

Comentar

Comentários encerrados em 18/06/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.