Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Apuração autorizada

Supremo abre inquérito para investigar Paulinho da Força

O ministro Carlos Britto, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta sexta-feira (6/6) a abertura de inquérito para investigar o suposto envolvimento do deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força Sindical, em suposto esquema de desvio de recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O esquema foi deflagrado pela Operação Santa Tereza da Polícia Federal, no dia 24 de abril.

O ministro não quis detalhar as diligências que pode autorizar porque determinou segredo de Justiça no caso, para preservar a investigação e o deputado.

O pedido de investigação foi feito pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, depois que ele recebeu um CD com quase duas mil páginas da investigação feita pela vara judicial especializada em lavagem de dinheiro de São Paulo. Ele pediu abertura de investigação na semana passada.

A Operação Santa Tereza investiga o envolvimento de empresários, advogados e servidores públicos em “prostituição, tráfico de pessoas, fraudes em financiamentos do BNDES e lavagem de dinheiro”. De acordo com a Polícia Federal, há dois financiamentos do BNDES sob suspeita liberados no início do ano — um no valor de R$ 130 milhões para a prefeitura de Praia Grande, outro de R$ 220 milhões para as Lojas Marisa.

No último dia 2, o juiz substituto Márcio Ferro Catapani, da 2ª Vara Federal Criminal de São Paulo, especializada em crimes financeiros e lavagem de dinheiro, aceitou denúncia e abriu processo contra 13 investigados na operação.

Inq 2.725

Revista Consultor Jurídico, 6 de junho de 2008, 20h08

Comentários de leitores

3 comentários

Ao que percebo, falta seriedade aos homens públ...

Hercules Marcal - Consultor Juridico (Consultor)

Ao que percebo, falta seriedade aos homens públicos. A coisa pública vem sendo tratada com descaso, e o interesse particular está pra eles em primeiro lugar. Quando diarimente vejo os jornais, as noticias são as mesmas: CORRUPÇÃO. É precisão punição, seriedade nas investigações, acabar com a impunidade (imunidade) parlamentar. Agora não venha me dizer que o deputado está sendo vítima. Sinceramente. Vítima é toda a nação Brasileira que não suporta mais escandalos. Hercules Marcal

Ao que percebo, falta seriedade aos homens públ...

Hercules Marcal - Consultor Juridico (Consultor)

Ao que percebo, falta seriedade aos homens públicos. A coisa pública vem sendo tratada com descaso, e o interesse particular está pra eles em primeiro lugar. Quando diarimente vejo os jornais, as noticias são as mesmas: CORRUPÇÃO. É precisão punição, seriedade nas investigações e a impunidade (imunidade) parlamentar. Agora não venha me dizer que o deputado está sendo vítima. Sinceramente. Vítima é toda a nação Brasileira que não suporta mais escandalos.

Ao que tudo indica, o deputado está sendo vítim...

ruialex (Advogado Autônomo - Administrativa)

Ao que tudo indica, o deputado está sendo vítima de disputas políticas, sendo que provavelmente nada existe que seja realmente caso de polícia. Não é caso de polícia, é caso de política.

Comentários encerrados em 14/06/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.