
Mainardi se livra de indenizar ministro Franklin Martins

O colunista da revista Veja, Diogo Mainardi, não tem mais de pagar indenização de R$ 30 mil para o
ministro da Comunicação Social Franklin Martins. A 4ª Câmara do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
reformou a sentença que condenou Mainardi e rejeitou o recurso dos advogados do ministro para que o
valor da indenização fosse maior. Cabe recurso.

No dia 19 de março de 2006, em sua coluna, Mainardi afirmou que Franklin Martins se valeu de tráfico
de influência para conseguir cargos públicos para sua mulher e seu irmão, e relacionou o jornalista (hoje
ministro) à quebra de sigilo do caseiro Francenildo Costa.

Em depoimento à CPI dos Bingos, o caseiro afirmou que o então ministro da Fazenda, Antonio Palocci,
freqüentava uma casa em que lobistas se reuniam para fazer negócios suspeitos. Logo depois do
depoimento, o seu sigilo bancário foi quebrado. Palocci, acusado de ordenar a investigação, caiu.

Pouco tempo depois da publicação da coluna de Mainardi, Franklin Martins deixou a Rede Globo, onde
era comentarista político. Depois de mais alguns meses, assumiu a Secretaria de Comunicação do
governo Lula.

Na ação proposta por Martins, o juiz Sergio Wajzenberg, da 2ª Vara Cível do Rio de Janeiro, entendeu
que a intenção de caluniar e difamar ficou clara nos textos de Mainardi e determinou o pagamento de R$
30 mil de indenização por danos morais.

Os advogados da Editora Abril e do colunista, Alexandre Fidalgo e Thais Mattos, do escritório
Lourival J. Santos Advogados, recorreram da sentença. Os de Franklin Martins também recorreram,
pedindo aumento do valor da indenização.

A contenda entre os dois jornalistas é longa. Mainardi já escreveu sobre Franklin Martins em cinco
colunas num período de um ano e quatro meses. A reforma da sentença foi conduzida pelo
desembargador Paulo Maurício Pereira (relator), que foi acompanhado pelo demais integrantes da 4ª
Câmara.

Um dia antes

A publicação da sentença de primeira instância ganhou repercussão na imprensa brasileira. É que um dia
antes de ela ser assinada pelo juiz Sergio Wajzenberg, a decisão já estava na Folha Online, na coluna do
repórter Kennedy Alencar.

Surpreendidos com a notícia, os advogados da Editora Abril foram ao cartório da 2ª Vara Cível em
busca da decisão, na manhã do dia 17. A informação era a de que, àquela altura, ainda não havia
qualquer decisão. Para poder ter acesso ao processo, os advogados tiveram que recorrer à Corregedoria
da Justiça fluminense.

Em nota de 16 páginas, o juiz se explicou. Ele atribuiu o vazamento a um erro de inclusão da sentença

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 06/06/2008



no sistema. Somado a um erro administrativo, já que o funcionário não juntou uma petição no processo.
Por isso, ela não estava disponível no site do tribunal com a numeração original. Ela só foi para a
internet no dia seguinte.

Além disso, segundo o juiz, na tarde do dia 16 de abril de 2007, o advogado de Franklin, André de
Souza Martins, teria passado pela sala de audiência e conhecido o teor da decisão. André é irmão do
ministro. O funcionário do cartório foi afastado de suas funções. A Abril apresentou representação na
corregedoria do Tribunal do Rio pedindo que fossem apurados os fatos.

Processo 2006.001.076179-2

Date Created
06/06/2008

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 2
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 06/06/2008


