Fanatismo religioso

PF prende líder de seita acusado de torturar crianças

Autor

4 de junho de 2008, 14h22

A Polícia Federal prendeu o israelense Elio Noam Hen, na terça-feira (3/6), no bairro do Bom Retiro em São Paulo. De acordo com informações de autoridades de Israel, Hen é líder e mentor espiritual de uma seita, acusada de usar tortura como método de correção de comportamento de crianças, com a finalidade de “expulsar o demônio de seus corpos”.

Ele era procurado pela Interpol em todo o mundo. Em abril, o Supremo Tribunal Federal autorizou a sua prisão preventiva para extradição. Hen está na carceragem da Polícia Federal em São Paulo, onde aguardará o julgamento do pedido de extradição feito pelo governo de Israel perante a Corte Suprema do Brasil.

Há 45 dias policiais federais o procuravam. Elior Noam Hen, também conhecido por Eliyahu Abuhazira, freqüentava uma sinagoga no Bom Retiro, em São Paulo. A Congregação Israelita de São Paulo, de acordo com a PF, proíbe os cidadãos da comunidade judaica de dar abrigo ou acobertar o fugitivo.

No dia 26 de maio, a representação da Interpol em SP localizou a esposa de Hen, com seus 4 filhos. Eles foram apresentados ao juiz da Vara da Infância e Juventude da capital. Por considerar que Hen, por suas crenças e por seu fanatismo religioso, representa um potencial de dano a seus próprios filhos, o juiz da Infância determinou que as crianças fosse retiradas dos cuidados dos pais, temporariamente, como forma de resguardar a integridade física e psicológica dos quatro menores.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!