Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Decoro parlamentar

Conselho de Ética abre processo contra Paulinho da Força

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (3/6), a abertura de processo de cassação contra o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (PDT-SP), por quebra de decoro parlamentar. O deputado paulista é acusado de envolvimento em suposto esquema de desvio de recursos do BNDES. O deputado Paulo Piau (PMDB-MG) é o relator do processo.

Piau foi indicado pelo presidente do colegiado, deputado Sérgio Moraes (PTB-RS). De acordo com o regulamento interno do Conselho de Ética, o relator não pode ser do mesmo partido nem do mesmo estado do parlamentar acusado. Ainda de acordo com o Conselho, as duas representações contra o parlamentar — da Corregedoria-Geral e do PSOL — foram transformadas em um único processo.

De acordo com informações da Agência Câmara, Paulinho nega as acusações e afirma que não renunciará ao mandato. A agência informa também que, agora, aberto o processo, mesmo que o deputado renuncie, perderá os direitos políticos em caso de condenação.

A deputada Solange Amaral (DEM-RJ) pediu pressa na tramitação do processo. Ela lembrou que uma das representações já tem indicações de oito testemunhas que deverão ser ouvidas. Toda a documentação está sob sigilo. O Conselho terá 90 dias para concluir o processo, prazo que poderá ser prorrogado por igual período.

Inquérito no Supremo

O ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal, informou nesta terça-feira (3/6) que, até o final desta semana, deve anunciar a decisão sobre se instaura ou não o inquérito contra o deputado. “Tomei ciência de que foi distribuído para mim [o processo] na segunda-feira (2/6) à noite. Nesta terça-feira, deverei apanhar os autos, levar para casa e até o final da semana decidir”, disse Carlos Britto.

A Operação Santa Tereza, deflagrada pela Polícia Federal no dia 24 de abril, investiga o envolvimento de empresários, advogados e servidores públicos em “prostituição, tráfico de pessoas, fraudes em financiamentos do BNDES e lavagem de dinheiro”. De acordo com a Polícia Federal, há dois financiamentos do BNDES sob suspeita liberados no início do ano — um no valor de R$ 130 milhões para a prefeitura de Praia Grande, outro de R$ 220 milhões para as Lojas Marisa.

Revista Consultor Jurídico, 3 de junho de 2008, 19h11

Comentários de leitores

2 comentários

SOBRE O DESVIO DE CONDUTA EM VERBAS PÚBLICAS, ...

Pirim (Outros)

SOBRE O DESVIO DE CONDUTA EM VERBAS PÚBLICAS, EM QUE É ACUSADO DE ENVOLVIMENTO COM UM ESQUEMA DE IRREGULARIDADES NO BNDES (BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL) DO DAPUTADA PELO PDT, PAULO PEREIRA DA SILVA – O PAULINHO DA FORÇA SINDICAL EU VENHO ACONPANHANDO A VIDA PÚBLICA DESSE "DEPUTADA PELÊGO" DESDE 1995, PELA MÍDIA! QUE O MESMO, SEMPRE FOI "UM DISSIMULADO" EM TODOS OS SEUS ATOS! TRAINDO O TRABALHADOR POR INCONTÁVEIS VEZES; NO ANO DE 2001, O MESMO "COMO REPRESENTANTE DOS TRABALHADORES BRASILEIRO" FEZ HOMOLOGAÇÕES "ESPÚRIAS" COM O ENTÃO MINISTRO FCO. DORNELLES (DO TRABALHO) NO DES GOVERNOS DE FHC, COM A APROVAÇÃO DA FAMIGERADA LC. Nº 110/01 - QUE FEZ UM VERDADEIRO "ESBULHO" NAS CONTAS DO FGTS DO TRABALHADOR! QUE AINDA HOJE PERDURA PROCESSOS NAS ESTANTES "QUASE PARADA E EMPOEIRADAS" DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO, POR CONTA DESSA LEI COMPLEMENTAR, PATROCINADO PELO MESMO, POIS A CUT NÃO ACEITOU O "ESBULHO" E SAIU DA MESA DE NEGOCIAÇÕES, FICANDO ESSE PELÊGO PAULINHO, QUE CERTAMENTE RECEBEU "ALGO POR FORA". FATO QUE FOI NOTICIADO PELA MÍDIA SÉRIA DESSE PAIS; O DAPUUTADA PAULINHO DA FORÇA, DO PDT, PELO DESEJO DO ÉTICO DE TODOS OS POLITICOS, SENADOR FALECIDO DO AMAZONAS DOUTOR JEFFERSON PERES, QUEIRA DEUS QUE LÁ DE SEU TÚMULO - ESTEJA TORCENDO PARA A CONDENAÇÃO E PRISÃO DESSE POLÍTICO QUE TEM SEMPRE COMO “ESCONDERIJO” UM PARTIDO SÉRIO, COMO O PDT. PELO MENOS ATÉ A MORTE DO SENADOR DA REPÚBLICA, ÉTICO...!!! E, ANTES QUE SEJA TARDE, DEVERÁ O MESMO SER CONDENADO! E JOGAR FORA ESSE “GERME DA DEGENERESCÊNCIA” DA VIDA PÚBLICA, E DEIXAR PARA QUE A JUSTIÇA FAÇA TAMBÉM A SUA PARTE !

Como a política fez mal para o Paulinho ! ! !

A.G. Moreira (Consultor)

Como a política fez mal para o Paulinho ! ! !

Comentários encerrados em 11/06/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.