Guerra dos canudos

Brasileiros são investigados nos EUA por compra de diplomas falsos

Autor

31 de julho de 2008, 19h36

Uma investigação do FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, não só está arranhando a imagem de pessoas ligadas à administração Bush, como também vai chegar ao Brasil contra uma dezena de brasileiros: trata-se de uma lista de 10 mil pessoas acusadas de comprar diplomas falsos.

A investigação, já relatada ao governo brasileiro, deve ser informada oficialmente à Polícia Federal brasileira na próxima segunda-feira (4/8). As investigações são comandadas, nos EUA, pelo Departamento de Justiça, e estão concentradas no estado da Califórnia.

“Temos comprovadamente pessoas que compraram títulos de doutorado, de mestrado e de MBA. Muitas delas têm endereços eletrônicos com o final ponto gov., o que significa que trabalham na administração Bush”, disse à revista Consultor Jurídico um agente do FBI, por telefone.

“No entanto estamos tomando cuidado em acusar as pessoas. Pode ser quer alguns tenham comprado seus diplomas apenas para adornar suas paredes. Se usaram os diplomas falsos em casa, não há crimes. Pode ser também que tenham comprado os diplomas para fazer figuração em cenas de filmes, o que é muito comum aqui em Los Angeles. Mas muita gente comprou para fazer mau uso dos diplomas”, acrescentou.

O agente afirma que ao governo brasileiro e à PF virá a recomendação de que investiguem se os brasileiros que constam da lista usaram esses diplomas para obterem vantagens em seus trabalhos. Eles serão convidados a depor às autoridades brasileiras para explicar o uso que fizeram do diploma. O site americano spokesmanreview.com publicou uma lista com os nomes dos investigados.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!