Consultor Jurídico

Para cada quatro presos, um cumpre pena alternativa

28 de julho de 2008, 19h08

Por Daniel Roncaglia

imprimir

Enquanto 439.737 pessoas estão presas no Brasil, outras 97.674 estão cumprido penas alternativas. E ainda: 401.055 foram punidas com medidas alternativas. Os números referentes ao primeiro semestre deste ano são do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça. Pela primeira vez, o número de pessoas cumprindo pena e medida alternativa (PMA) ultrapassou o de presos.

Agora são 498.729 em PMAs e 439 mil presos. No ano passado, eram 422.522 pessoas com pena e medida alternativa e 423.373 presos. O salto de PMAs foi de 18% enquanto o de presos foi de 4,1%. A conta não leva em consideranção aqueles que estão em liberdade porque tiveram a progressão de regime.

Dos presos, quase metade está em prisão provisória — 210.563. Desses, 137.887 estão em presídios e penitenciárias e 61.792 em cadeias e delegacias. Os outros 229.174 estão condenados. O Depen afirma que pelo menos 80 mil dos presos provisoriamente poderiam responder o processo em liberdade. O déficit de vagas no sistema prisional é de 185 mil.

Prisões no caminho

O advogado Roberto Soares Garcia, vice-presidente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa, disse à revista Consultor Jurídico que ainda causa preocupação a existência de tantos presos provisórios. “Existe um exagero no deferimento dessas prisões. O primeiro patamar a ser vencido é a expedição do mandato de prisão por qualquer motivo. O Poder Judiciário muitas vezes se vê um combatente do crime quando deveria ser um garantidor dos direitos do cidadão. É um enfoque destorcido”, afirma o advogado.

Para ele, outro ponto a ser criticado é a atuação do Ministério Público e a falta de defensores. “O MP tem certa timidez de agir como um fiscal da lei. Além disso, como faltam defensores públicos, a defesa tem menos recursos para enfrentar o MP”, diz.

As prisões provisórias, em tese, deveriam se limitar a 81 dias no Brasil. Mas, na prática, os presos chegam a aguardar condenação por até um ano. A melhor média estadual é de 4 meses de espera, o dobro do previsto.

Segundo o Depen, há ainda outros 54 mil presos condenados por crimes que permitem a substituição da prisão pela pena alternativa. O Departamento entende que o aumento no número de condenados cumprindo PMAs se deu por causa de mudanças legais, como a nova lei de drogas que não penaliza o usuário.

Para o advogado criminalista João Ibaixe Júnior, os números do Ministério da Justiça apresentam problemas por não mostrarem em quais casos a pena alternativa foi aplicada por decisão do juiz e não por uma imposição legal. “Eles não demonstram o ponto essencial que é saber como o Poder Judiciário está separando o joio do trigo. Não se faz ainda uma divisão dos crimes violentos e sem potencial ofensivo. Todo dia temos notícias de pessoas presas por roubar uma bicicleta ou um pote de manteiga”, afirma Ibaixe.

Segundo o advogado, “é uma falsa ilusão dizer que criminalidade se combate com cadeia e imaginar que diminuindo o número de prisões cresce a taxa de crimes. Não há relação simplesmente direta entre prisão e controle de criminalidade”.

As punições

A medida alternativa é aplicada para crimes de menor potencial ofensivo e com pena máxima de dois anos. São os casos julgados pelos Juizados Especiais. Ela pode ser aplicada antes mesmo da condenação e, pela lei, o réu não é preso. Para evitar o processo criminal, o acusado aceita, por exemplo, doar cestas básicas para entidades beneficentes. Até 2006, os Juizados Especiais julgavam apenas crimes com pena máxima de até um ano de prisão.

Já a pena alternativa é a substituição da prisão por alguma pena restritiva de liberdade como um trabalho social. Ela é aplicada para crimes cuja pena varia de dois a quatro anos de prisão. Os crimes para os quais se aplica PMAs são, geralmente, os de acidente de trânsito, violência doméstica, abuso ou desacato à autoridade, crimes ambientais leves, lesão corporal leve, furto simples, uso de drogas, estelionato, ameaça, injúria, calúnia, difamação.

O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, pretende aplicar R$ 13,8 milhões nos PMAs neste ano. O valor é o mesmo do investido no setor nos últimos 13 anos. O investimento se justifica: existem apenas 249 centrais e 18 varas especializadas em PMA nas 2.510 comarcas existentes no país. Só na instalação de centrais, o governo espera investir R$ 38,8 milhões este ano.