Consultor Jurídico

Entrevistas

Cultura do fascismo

Cultura do fascismo ameaça democracia, diz Werneck Vianna

Comentários de leitores

  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

53 comentários

O "Estado da Pizza" está ganhando de longe do "...

Mauro (Professor)

O "Estado da Pizza" está ganhando de longe do "Estado Policial". Só rindo mesmo!!

Professor, só teme quem deve.

Giovannetti (Advogado Autônomo)

Professor, só teme quem deve.

O pior é o caso está mais para Estado-tupiniqui...

Leila (Outros - Empresarial)

O pior é o caso está mais para Estado-tupiniquim-trapalhão do que para Estado-policial e a PF está mais para "agente 89" do que para "Batman" ou KGB. Aliás, tal comparação faria corar o "agente 89"!!! qua, qua, qua, qua....

Concordo plenamento professor Armando. Os araut...

Thiago Nunes (Estudante de Direito)

Concordo plenamento professor Armando. Os arautos do apocalipse bradam aos ventos que o país caminha para o fascismo, mas esquecem que o Estado está a serviço de uma minoria privilegiada, o que é incompatível com a democracia.

Fascismo é querer que uma minoria privilegiada ...

Armando do Prado (Professor)

Fascismo é querer que uma minoria privilegiada de quadrilheiros banqueiros, com advogados de grife, possam manipular o Estado e suas instituições para às escancaras roubar, roubar e roubar.

Pois é, e misturar Protógenes com KGB e com Bat...

Mauro (Professor)

Pois é, e misturar Protógenes com KGB e com Batman parece algo ridículo. Não se tem idéia de como as polícias, incluíndo a KGB, destes países totalitários agiam e é por isso que fazem comparações como essas. E mais lamentável ainda é em um Estado Democrático de Direito não se conseguir equacionar direito do cidadão com combate ao crime e à corrupção. Ou prevalece a impunidade para se defender o direito ou se atua com rigor e inaugura-se o tal Estado Policial. Aliás quando ouço este termo dou risada. Estado Policial no Brasil de hoje?? Bah!! Está de brincadeira.

Lembrem-se de que Satanás é também criatura de ...

Pietro Minucci (Engenheiro)

Lembrem-se de que Satanás é também criatura de Deus. A revolução bolchevique decorreu dos abusos do regime czarista. A ascenção do nazismo deveu-se também ao tratado de Versalhes. A Redentora foi filha da subversão instilada, à ordem natural do pensar humanno. E de que agora, em oposição à roubalheira que prosperou acobertada por décadas de censura, desponta esta exarcebada reação, que paulatinamente haverá de ceder a mais racionais e elevados métodos de organização da sociedade, correspondendo ao verdadeiro evoluir da civilização. Teria a Alemanha retornado a ser potencia sem passar por Hitler? Nós também teremos nossos trabalhos,para ser povo vencedor. Que Deus No-los torne leves.

Toda ação da PF,está virando curta metragem,a p...

Joaca (Consultor)

Toda ação da PF,está virando curta metragem,a policia do filme BOPE,foi bem diferente.Nota-se que a PF,está virando espiões interno do quartel general do PT,tudo com autorização do STF,quém lembra do caso Watergate, tem muita semelhança com esses governantes...

Pois é Professor Mauro, misturar o que vem acon...

amigo de Voltaire (Advogado Autônomo - Civil)

Pois é Professor Mauro, misturar o que vem acontecendo com a PF e a autacao da Policia Civil e Militar no Rio, por exemplo, é realmente misturar alhos com bugalhos. Em todos os casos nao há super-heróis e os funcionários têm que agir dentro da lei. É isso que faltou ao Protagonista Prótogenes, ele só viu lei quando se disse ameacado em seu sigilo profissional, quando o sigilo era dos outros ele passou por cima como um trator, ou melhor como um funcionário burocrata da KGB. Já disse aqui que esse delegado é um misto de pai-de santo e che guevara, movido pela justica do além que só ele vê! Batman é demais para esse cara pois acredito nos propósitos do herói mascarado, mas nos propósitos do protógenes, sinto muito mas nao acredito. Por que ele nao prende o cumpadre Teixeira que ganhou a bagatela de 5 milhoes de $ americanos às custas da morimbunda Varig. com confissao e tudo, provas abundantes. Pra cima de mim ditadorezinhos nao!, procurem o povinho brasileiro para seus fins!

É interessante que logo após todo esse barulho ...

Mauro (Professor)

É interessante que logo após todo esse barulho envolvendo Daniel Dantas, a imprensa passou a "caçar" casos de abusos cometidos por policiais, não apenas pela PF. Parece mais uma campanha difamatória contra homens que arriscam suas vidas combatendo o crime. Desse jeito vão querer que a polícia suba o morro com balas de borracha para combater o crime organizado. Essa cobertura passional da imprensa tendo a opinião pública como massa de manobra, só leva ao erro. Acaso alguém noticia quando é o traficante que mata o civil quanto está em pleno tiroteio contra a polícia? Ora, se um policial mata o civil tem de ser punido, mas o crime organizado tomou proporções tão grandes que obriga a polícia a combatê-lo no meio da população. Desmoralizar a polícia não leva a nada. Só vai servir para manter bandidos como Dantas cometendo seus crimes e tendo veículos da imprensa, tais como Veja, Lauro Jardim, Diogo Mainardi, Reinaldo Azevedo e cia, como seus principais depositórios de informações que dão guarida às suas atividades ilícitas.

Muito bem... Então a culpa é dos AIs... M...

Comentarista (Outros)

Muito bem... Então a culpa é dos AIs... Mas a bem da verdade, vale esclarecer que, dos juízes ditos "cassados" pelo regime dos golpistas, vários deles - na verdade - o foram por seus próprios Tribunais de Justiça. E o caso mais famoso é do corajoso juiz de pacata cidade de Pacaembu, interior de SP, que, no dia do golpe, mandou hastear a bandeira nacional (no átrio do fórum) a meio pau, em sinal de luto. E ele foi realmente cassado (ou "colocado em disponibilidade"... Pelos golpistas? Logicamente que não, mas pelo glorioso TJ/SP! Por outro lado, não é por causa de meia dúzia de juízes que supostamente foram "punidos" (mesmo que a tal "punição" tenha sido a disponibilidade com vencimentos integrais) que o judiciário tupiniquim vai se redimir - perante o povo - pelas duas décadas de letargia ante o regime golpista. Hoje é fácil chamar outrem de ignorante ou criticar publicamente o presidente Lula, por exemplo (embora, data vênia e com todo o respeito, até vendedor de pipocas sabe fazer isso muito bem). Mas o difícil mesmo era encontrar algum juiz que ousasse levantar a voz contra os "patrões de farda" durante o período de 64 a 84. Se o tempo é o senhor da razão, a covardia de todo um poder perante um bando de golpista criminosos não será facilmente apagada da memória comum (do povo mesmo) através de meia dúzia de palavras ou da tentativa de se mudar a história. Essa é, data vênia, a minha opinião, pois posso até ser ignorante, mas o que me conforta é que tem gente que faz esse papel ainda melhor que eu.

Isso de falar de que a ação do Ministéro Públic...

Reinhardt (Consultor)

Isso de falar de que a ação do Ministéro Público e do DEPARTAMENTO de Policia Federal DO Ministério da Justiça é "fascista" demonstra que o sociólogo ou não sabe o que é o Fascismo - pouco provável - ou então prefere não mencionar o Estado policial soviético.Ele , certamente, esqueceu da atuação do camarada promotor Andrey Vichinsky , que atuava no Tribunal do Povo contra os inimigos da União Soviética. Olvidou os expurgos stalinistas e pós-stalinistas, quando o NKVD e depois o KGB , davam espetaculos para demonstrar seu poderio aos súditos da ditadura do prolet. Mas, de qualquer forma, é interessante encontrar um ex-integrante do Partidão defendendo banqueiros e o velho inimigo do PCB : o Capitalismo brasileiro.Qual seria a real motivação desse "opinion maker" ?

Comentarista Segundo o historiador Boris Fau...

luca morato (Jornalista)

Comentarista Segundo o historiador Boris Fausto, a partir do golpe em 64, o país passa a viver sob normas dos Atos Institucionais que atingiam os direitos dos cidadãos e também o Congresso e o Judiciário. No caso do Judiciário, só no ano de 64 foram expurgados 49 juízes (FAUSTO, Boris, História do Brasil. Edusp. São Paulo. 2000). Repita-se 49 JUÍZES CASSADOS PELO REGIME MILITAR SÓ NO ANO DE 1964 Aí vai os nomes de alguns magistrados "cassados" pelo regime militar: Dácio Aranha de Arruda Campos Edgard de Moura Bittencourt José Francisco Ferreira Antônio Alberto Pacca Joel Quaresma de Moura José Coelho Noleto Victor Nunes Leal Evandro Lins e Silva Estude um pouco mais e, na hora de fazer algum comentário, poupe-nos da sua ignorância!

Logo, se alguém nesse país tem que "acordar", q...

Comentarista (Outros)

Logo, se alguém nesse país tem que "acordar", que seja quem dormiu em "berço esplêndido" durante vinte anos, e não propriamente o povo!

É melhor uma ditadura lulista (instituída atrav...

Comentarista (Outros)

É melhor uma ditadura lulista (instituída através do sufrágio universal, frise-se) que uma ditadura do judiciário tupiniquim, considerado como um dos mais improdutivos e morosos do planeta (classificação apontada por organismos internacionais, tais como a ONU, OEA, AI, etc.). Aliás, o que faziam os valentes e destemidos juízes do nosso país durante os vinte anos do criminoso e asqueroso regime golpista?!? Dormindo em "berço esplêndido", talvez... Ou talvez argumentanto, no conforto de seus gabinetes, que "contra armas não há argumentos" (sic)... Nesse ponto em específico, até mesmo os sempre tão criticados integrantes do nosso parlamento foram menos covardes, pois muitos foram perseguidos, presos, exilados e tiveram sua casa maior fechada pelo covardes golpistas. Por essas e outras é que o nosso judiário talvez seja hoje tão "respeitado" pelo povo... Hehehe.

Fala-se tanto em ameça à democracia e não se fa...

luca morato (Jornalista)

Fala-se tanto em ameça à democracia e não se fala da maior ameaça à democracia brasileira, que é o 3º (depois 4º, 5º, 6º...) mandato do Lula! Acorda Brasil.

Parabéns ao sociólogo. A CF precisa de reforma ...

Republicano (Professor)

Parabéns ao sociólogo. A CF precisa de reforma a possibilitar um reencontro do MP e polícia com a democracia. Um exemplo é o MP querer administrar com os políticos através dos termos de ajustamento de condutas e as estranhas notificações recomendatórias. Pode? claro que não. Precisamos cada vez mais de juízes independentes para por fim nisso.

Que se danem os direitos e garantias indivuduai...

Láurence Raulino (Outros)

Que se danem os direitos e garantias indivuduais, o respeito do Estado à pessoa humano. Em nome do comabete à criminalidade, ao crime organizado, aos tubarões da banca e do capital financeiros, dos corruptos que se assenhorem do Estado, todo o poder aos justiceiros! Quebremos os sigilos, todos os sigilos, que assim manda o interesse píblico, A ORDEM, a MORAL E OS BONS COSTUMES. Cassete Neles. Acabemos logo com essa bosta de democracia e implatemos o SOCIOFACISMO. Viúvas da UDN, da TFP, agora, juntam-se aos esquerdóides protofacistas. Aguenta, Brasil.

Na certa, ninguém é contra a repressão ao crime...

João G. dos Santos (Professor)

Na certa, ninguém é contra a repressão ao crime. Isso no entanto não significa ser favorável à transformação de "chope" em dinheiro; dentista em doleiro; Hugo em outro Hugo; vazamentos criminosos em prática corriqueira; qualquer coisa virar quadrilha ou "organização criminosa", artificialmente, apenas para "abrilhantar" o valor da "investigação".

Evidente exagêro. Fascismo é o "Estado" paralel...

Armando do Prado (Professor)

Evidente exagêro. Fascismo é o "Estado" paralelo implantado por quadrilheiros banqueiros que manipulam as instituições e parte da máquina em favor de interesses da aristocracia, com defesa de alguns operadores do direito a peso de ouro.

  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

Comentar

Comentários encerrados em 4/08/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.