Expressão retaliada

ONG Artigo 19 repudia atentado contra jornalista no Pará

Autor

26 de julho de 2008, 0h00

A ONG Artigo 19 repudiou o atentado sofrido pelo jornalista Jeso Carneiro, em Santarém, no Pará. Na madrugada de domingo (20/7), a casa do jornalista foi incendiada. Ninguém se feriu. Jeso Carneiro é colunista e editor de política do semanário Gazeta de Santarém e tem um blog que trata de política. O jornalista acredita que o ataque esteja relacionado a denúncias feitas nos veículos de comunicação.

“A Artigo 19 se solidariza com Jeso Carneiro e sua família, e pede às autoridades que investiguem o caso prontamente para punir os responsáveis. O ataque é uma violação inaceitável à liberdade de expressão”, afirmou em nota a diretora-executiva da ONG, Agnès Callamard.

Segundo a imprensa local, dois homens se aproximaram da casa do jornalista em uma motocicleta preta, por volta das 2h30. Um dos homens jogou óleo diesel na casa e ateou fogo. Os vizinhos conseguiram apagar o fogo com água e areia e socorrer a filha e a sogra do jornalista, uma senhora de 81 anos, que estavam dentro da casa.

De acordo com a Polícia Civil, imagens de circuito interno de empresas próximas à casa do jornalista filmaram os indivíduos que fizeram o ataque. As investigações estão em andamento.

“Não tenho dúvida de que o ataque tem a ver com meu trabalho”, afirmou Carneiro à Artigo19, citando principalmente as denúncias relacionadas a políticos locais no contexto das eleições municipais de outubro de 2008. “Venho sofrendo retaliações também no âmbito da Justiça Eleitoral, além de processos por difamação”, disse o jornalista. Recentemente, uma liminar da Justiça Eleitoral impediu seu blog de comparar os candidatos à prefeitura de Santarém.

Em 2000, o carro de Jeso Carneiro foi incendiado na garagem de sua casa, e em 2002 o edifício da Gazeta de Santarém também foi incendiado.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!