Último a ler

Greenhalgh pede ao Supremo para ver inquérito da Satiagraha

Autor

24 de julho de 2008, 22h09

O advogado e ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh pediu ao Supremo Tribunal Federal, nesta quinta-feira (24/7), para ter acesso ao inquérito da Operação Satiagraha, da Polícia Federal.

De acordo com Greenhalgh, “embora se diga serem sigilosos (os dados das investigações), a imprensa continua diuturnamente divulgando trechos de suas peças, com referências ao nome do peticionário, sem que este seja dado conhecer o inteiro teor de tudo quanto exista registrado a seu respeito”.

Ele alega que solicitou, em duas oportunidades, o acesso ao inquérito na 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, mas não teve resposta até o momento.

Justifica, por fim, que “a cada dia é alvo de notícias infundadas pela imprensa, sem que possa ter conhecimento dos autos e do material objeto do monitoramento e escutas a seu respeito”.

A Operação Satiagraha, da Polícia Federal, culminou com as prisões temporárias do banqueiro Daniel Dantas, do investidor Naji Nahas e do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. Dantas foi beneficiado com um Habeas Corpus, concedido pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. Horas depois de ser solto, novo pedido de prisão, dessa vez preventiva, levou o banqueiro de volta à Polícia Federal. O Supremo novamente mandou soltar o banqueiro. O STF concedeu também liberdade para Nahas e Pitta. De acordo com a PF, Greenhalgh estaria envolvido com o grupo.

HC 95.009

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!