Números de 2008

TSE recebe mais de 375 mil pedidos de registro de candidatura

Autor

23 de julho de 2008, 10h40

O Tribunal Superior Eleitoral contabilizou, até às 20h de terça-feira (22/7), mais de 375 mil pedidos de registro de candidatura em todo o país para as eleições de outubro.

Do total, pouco mais de 30 mil são de candidatos a prefeito e vice. Outros 345 pedem o registro para concorrer a uma cadeira de vereador. Os números ainda podem ser alterados pela inserção de dados pelos cartórios eleitorais.

Em alguns casos, o candidato aparece no Sistema de Divulgação de Candidaturas do TSE como “impugnado”. Isso significa que podem existir erros ou informações pessoais, partidárias ou financeiras incompletas prestadas ainda em primeira instância à Justiça Eleitoral. A não correção dos dados, só permitirá a efetivação da candidatura a partir de uma decisão judicial.

A rejeição de uma candidatura, segundo a Resolução do TSE, pode ser provocada por preenchimento incorreto do Requerimento de Registro de Candidatura (RRC), a falta de declaração de bens atualizada, comprovante de escolaridade e de outros documentos como as certidões criminais fornecidas pela Justiça.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!