Consultor Jurídico

Notícias

Força dos argumentos

Advogado pode usar termos fortes na defesa de seu cliente

Comentários de leitores

16 comentários

O trancamento da ação penal é o mínimo que pode...

Cesar Mormile (Advogado Sócio de Escritório)

O trancamento da ação penal é o mínimo que poderíamos esperar! Essa é boa...

Cada caso é um caso e neste caso me sinto a von...

futuka (Consultor)

Cada caso é um caso e neste caso me sinto a vontade para parabenizar (mesmo não os conhecendo)a defesa dos ilustres causídicos. Também sei que essa 'passagem' vai servi-los de forma pedagógica a estarem melhor preparados adiante.

Argumentar não é injuriar as pessoas. Tem que h...

Dr. Marcelo Galvão SJCampos/SP - www.marcelogalvao.com.br (Advogado Sócio de Escritório)

Argumentar não é injuriar as pessoas. Tem que haver um limite sim!

Sr. SEDUVIM, por favor, publique nomes e número...

acdinamarco (Advogado Autônomo - Criminal)

Sr. SEDUVIM, por favor, publique nomes e número do processo, bem como a Vara em que tramitou. Do contrário, desculpe-se, publicamente. Em tepo : identifique-se, também. antonio cândido dinamarco,OAB-sp. 32673 acdinamarco@aasp.org.br

Dr. RBS, por que não o representou na Ética ? P...

acdinamarco (Advogado Autônomo - Criminal)

Dr. RBS, por que não o representou na Ética ? Perdeu uma grande oportunidade de prestar um serviço à advocacia, depurando-a do quem não sabe estar nela. acdinamarco@aasp.org.br

Dr. João Antonio Motta : parabéns !!! Alguns, p...

acdinamarco (Advogado Autônomo - Criminal)

Dr. João Antonio Motta : parabéns !!! Alguns, poucos, Advogados ainda me enchem de orgulho !!! A propósito : sou do tempo do Latim ! acdinamarco@aasp.org.br

CONTENCIOSO (ô). [Do lat. contentiosu.] Adj...

Joao Antonio Motta (Advogado Autônomo)

CONTENCIOSO (ô). [Do lat. contentiosu.] Adj. 1.Em que há contenção1 ou litígio. 2. Incerto, duvidoso. ~ V. jurisdição --a. S. m. 3. Numa repartição ou estabelecimento, a secção onde se tratam questões litigiosas: 2 LITÍGIO [Do lat. litigiu.] S. m. 1. Questão judicial; pleito, demanda, pendência. 2. Fig. Disputa, contenda, pendência: & [Cf. litigio, do v. litigiar.] CONTENDA [Dev. de contender.] S. f. 1. Debate, altercação, disputa, controvérsia. 2. Guerra, luta, combate, peleja. 3. Fig. Esforço para conseguir alguma coisa. ALTERCAÇÃO [Do lat. altercare.] V. int. 1. Discutir com ardor; provocar polêmicas: 2 V. t. i. 2. Disputar calorosamente; argumentar: 2 V. t. d. 3. Defender em polêmica: 2 [Conjug.: v. trancar.] Não se espera – não espero – atitude morna, insípida, de advogado que atua no contencioso. O debate há de ser, por natureza e essência, em temperatura alta – sem personalizações, impessoal, mas com trato de discussão, de altercação. Quem pensa em contensioso como rapapés e mesuras desconhece a própria palavra, sua etimologia.

Bom...colegas...vamos evitar excessos...Já esti...

RBS (Advogado Autônomo)

Bom...colegas...vamos evitar excessos...Já estive em audiências que o defensor da outra parte estava tão alterado que nem mereceria ser um profissional da nossa área...são alguns profissionais que se descontrolam quando percebem que não estão conseguindo algo que queriam...

Em decisão do STF, em HC impetrado pela OABSP, ...

ruialex (Advogado Autônomo - Administrativa)

Em decisão do STF, em HC impetrado pela OABSP, houve decisão unânime de que a imunidade do advogado é absoluta e não relativa como vem decidindo o STJ. E não poderia ser diferente, pois como é algo sem objetividade, o advogado ficaria impedido de atuar com independência, pois estaria sujeito à maior ou menor sensibilidade dos supostos ofendidos ou dos respectivos juízes que julgassem tais causas. Por isso, a imunidade tem que ser absoluta como a composição plenária do STF já decidiu.

Prezado Seduvim, ninguém afirmou que a imunidad...

Ronaldo dos Santos Costa (Advogado Sócio de Escritório)

Prezado Seduvim, ninguém afirmou que a imunidade é direito absoluto. Nem poderia, pois, como você deve saber, não existem direitos absolutos, não é mesmo? A impetração do insigne Dr Toron aprecia, com acuidade, cada aspecto da imunidade profissional, inclusive quanto aos excessos, que não ocorreram no caso objeto da impetração.

Lima, me desculpe mas tenho que descordar de se...

seduvim (Outro)

Lima, me desculpe mas tenho que descordar de seu caloroso comentário. Existem zilhões de julgados, inclusives do STJ, que decidiram que a imunidade do advogado não é absoluta. Eu mesmo já processei um advogado e saí vitorioso. Inclusive o próprio advogado reconheceu os excessos em sua petição, vindo posteriormente a publicar nota de desagravo.

Claro que a nobre profissão da advocacia deve s...

Roger (Bacharel)

Claro que a nobre profissão da advocacia deve ser exercida com o devido cavalheirismo, observada a polidez no trato e o necessário refinamento na forma de se expressar. Afinal, a galhardia e o respeito andam juntos com a retidão e esta é indispensável sob os auspícios da Justiça. Porém, expressões como "golpe", "instrumento de fraude, logro ou embuste", "calote financeiro geral", "desvio de recursos", "ficar com todo o dinheiro aportado", e outras análogas, não soam como infamantes no contexto em que foram usadas.

Reinhardt.. se você é consultor.. por favor.. e...

Lima (Advogado Autônomo - Tributária)

Reinhardt.. se você é consultor.. por favor.. exima ao menos os leitores do CONJUR de sua consulta ignorante quantos aos fatos e fundamentos da tal "tese" que afirma que os advogados do HC "inventaram".. Qualquer advogado pouco estudado bem sabe que isto tudo não é novo.. que realmente os advogados estão protegidos por suas palavras na defesa de seus clientes, observando-se a exceção do desacato à autoridade.. Estude mais antes de falar bobagem.. e por favor, não preste consulta se as mesmas se apresentam superficiais e limitadas como seus comentários. Ah.. ninguém vai preso por calúnia.. Grande abraço bacharel!

Muito bom para os que podem pagar ótimos advoga...

Armando do Prado (Professor)

Muito bom para os que podem pagar ótimos advogados, agora o povão deve engrossar as fileiras do: MOVIMENTO DOS SEM STF - MSS

Reparem bem , essas teses inéditas só aparecem ...

Reinhardt (Consultor)

Reparem bem , essas teses inéditas só aparecem na disputa de milhões de reais. Se isso fosse dito numa ação de prestação de contas ou de cobrança,estariam todos recolhidos às minas de sal (poena ad salis)ou cuíca às galés de Napoles.Mas, como a disputa é do botim da Varig, tem sempre um expert para agasalhar uma tese "inédita". Cuidado iniciantes, não pensem que isso vale para vocês lá em suas comarcas . Essa interpretação especiosa é especial para o caso mencionado.

Hehehe... Excelente!

Comentarista (Outros)

Hehehe... Excelente!

Comentar

Comentários encerrados em 31/07/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.