Operação Satiagraha

STF autoriza acesso de senador aos autos da Operação Satiagraha

Autor

18 de julho de 2008, 16h36

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, estendeu ao senador Heráclito Fortes (DEM-PI) os benefícios de uma liminar que permite o acesso aos autos da Operação Satiagraha. Originalmente, a liminar favoreceu a defesa do banqueiro Daniel Dantas, dono do Banco Opportunity. A informação é da Agência Brasil.

O senador piauiense alegou que como era citado nas interceptações telefônicas, tinha o direito de conhecer o que era dito sobre ele. O argumento norteou a decisão do ministro Gilmar Mendes.

“Ante a plausibilidade do argumento de que sob tal condição figura naqueles autos, conforme amplamente divulgado pela imprensa, o senador tem o mesmo direito de acessar os documentos”, afirmou Mendes.

Os advogados de Heráclito Fortes disseram, ainda, que a Polícia Federal vazou dados sigilosos do inquérito “com o único e claro escopo de prejudicar a imagem” de outras pessoas não envolvidas nos fatos em apuração.

A Operação Satigraha investiga supostos crimes financeiros cometidos por uma organização criminosa liderada pelo banqueiro Daniel Dantas, de quem Heráclito seria amigo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!