Consultor Jurídico

Notícias

Resposta atravessada

Juiz se recusou a prestar informações sobre Dantas ao Supremo

Comentários de leitores

63 comentários

Alguém disse que A DITADURA DA TOGA É A PIOR DA...

FERRAZ MILLER (Advogado Autônomo)

Alguém disse que A DITADURA DA TOGA É A PIOR DAS DITADURAS. Este caso é exemplo perfeito. Um juiz de primeiro grau OMITE INFORMAÇÃO a respeito da existência de inquérito policial que tramita há quatro anos sob sua jurisdição, apesar de requisição feita por Tribunal Superior! Dias depois o requerente do habeas corpus é preso por ordem desse mesmo Juízo, por conveniência da investigação, sob os holofotes da televisão em rede nacional! Sigilo? Sigilo pra quê, cara pálida?

Inacretitável é pensar que um procurador da rep...

Leila (Outros - Empresarial)

Inacretitável é pensar que um procurador da república pense assim. O Dr. Valter é que está certo: "Recusar informações ao Ministro do Supremo, que as requisita - note-se: não é pedido, é requisição - sob pretexto de sigilo, é demonstrar absoluta falta de imparcialidade para cuidar do caso e demonstrar absoluta falta de respeito com a própria organização judiciária". É um verdadeiro absurdo, ainda mais quando tais impropérios partem de pessoas que deveriam defender o regime democrático e o respeito às instituições. Uma vergonha ao país.

Parabéns, Gaudério. Vc enxergou a estratégia qu...

Vladimir Aras (Procurador da República de 1ª. Instância)

Parabéns, Gaudério. Vc enxergou a estratégia que outros fingem não ver. Fosse correta a crítica ao juiz Fausto, agora bastaria um delinqüente qualquer entrar com um HC genérico com base em notícia de jornal ou o que for e conseguir uma ordem geral obrigando todos os juízos federais ou estaduais de uma determinada região ou Estado a informarem se há algum procedimento SIGILOSO contra o paciente. Aí, é claro, escutas autorizadas em juízo deverão ser interrompidas, ordens de prisão sustadas, medidas de busca e apreensão suspensas... A ser verdade o que defendem, não haverá criminoso (homicida, estuprador, corrupto, assaltante ou colarinho branco) que deixará de usar esse artifício. Não dá para confundir cavalo com ferradura! Uma coisa é o direito (sagrado) do investigado de ter acesso pleno aos autos de inquérito em que *não* haja nenhuma medida CAUTELAR pendente. Outra coisa é ter acesso incondicional a investigações em que o contraditório é DIFERIDO, conforme a lei (Lei 9296/96) ou conforme o bom senso (busca e apreensão, por exemplo). Certas informações só podem ser levadas ao conhecimento do investigado DEPOIS de encerradas as providências pendentes. Assim, venha de quem vier, uma ordem judicial para desfazer sigilo LEGAL será, por isso mesmo, ILEGAL. O HC em questão pretendia acesso pleno a todo o caso que veio a ser denominado Satiagraha, e o foco desse HC era a suposta ameaça de prisão. Logo, revelar uma medida devassaria todas as demais a ela relacionadas. Eu ia dizer que é inacreditável que exista gente que não entenda isso. Mas, pensando bem, não é tão inacreditável assim...

A que ponto nós chegamos:Juízes não se entendem...

Simão (Comerciante)

A que ponto nós chegamos:Juízes não se entendem ,polícia federal ídem ,é preciso alguém agir imediatamente se as coisas vão piorar.

Juiz que acha que a lei é ruim deveria pedir de...

Roberval Taylor (Consultor)

Juiz que acha que a lei é ruim deveria pedir demissão do cargo e tentar eleger-se deputado. Mas preferem se aposentar antes e ainda usar o "título" de juiz para angariar votos junto à plebe ignara...

SE RECUSA AINDA ENTRA DE FÉRIAS!!!!

jean (Serventuário)

SE RECUSA AINDA ENTRA DE FÉRIAS!!!!

Dá para entender a personalidade do nobilíssimo...

Ramiro. (Advogado Autônomo - Criminal)

Dá para entender a personalidade do nobilíssimo Magistrado, que agora pede férias. http://clipping.planejamento.gov.br/Noticias.asp?NOTCod=444172 "...Somente quando começou a discorrer sobre legislação criminal é que De Sanctis pareceu recobrar a tranqüilidade, que o acompanhou até o final da entrevista. Criticou duas novas leis que, segundo ele, irão "inviabilizar a investigação criminal no Brasil". "Que interesse está por trás disso? Quem não quer que a Polícia Federal trabalhe? Se for assim, vamos fechar as portas da PF. Não dá para ter um órgão de faz-de-conta", afirmou. "...o juiz tratava especificamente das leis recentemente aprovadas no Congresso, a 11.689 e a 11.690, ambas de 2008, que modificam o Código de Processo Penal..." http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11689.htm http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11690.htm Basta ler as modificações sobre a inadmissibilidade das provas ilícitas. Mas enfim, não bastasse bater de frente com o STF, o Magistrado que bater de frente com o Congresso.

Quem diria, estamos diante da inversão total de...

Valter (Advogado Autônomo)

Quem diria, estamos diante da inversão total de valores e ainda tem gente que apóia. O Supremo Tribunal Federal é o órgão máximo na hierarquia do Poder Judiciário Nacional e ponto final. Recusar informações ao Ministro do Supremo, que as requisita - note-se: não é pedido, é requisição - sob pretexto de sigilo, é demonstrar absoluta falta de imparcialidade para cuidar do caso e demonstrar absoluta falta de respeito com a própria organização judiciária. Que afirmasse a existência do sigilo e providenciasse a entrega das informações, com todas as cautelas e até mesmo em mãos e pessoalmente ao próprio Ministro. Mas, recusar, com todo o respeito, implica falta funcional grave e merecedora da devida apuração. É o mesmo que o Soldado se recusar a informar ao General o que está acontecendo na frente de batalha. E entre o Ministro e o Juiz ainda existe o Desembargador, da mesma forma que entre o Soldado e o General existe o Coronel. Na caserna, isto seria motivo de prisão imediata! Ministro do Supremo, atenção: daqui a pouco vai ter juiz mandando prender Vossas Excelências e a Polícia cumprindo o mandado, com a Globo divulgando em "cadeia" nacional. Cuidem do jardim enquanto há flores nele... CNJ, onde estás que não respondes?

MAS BAH, GAUDÉRIO, TU MATASTE A PAU, TCHÊ!

Roger (Bacharel)

MAS BAH, GAUDÉRIO, TU MATASTE A PAU, TCHÊ!

Fica a pergunta: E se nas investigações houver ...

caiçara (Advogado Autônomo)

Fica a pergunta: E se nas investigações houver comprovação de que o próprio STF, por meio de assessores ou até pior, passava informação a DD e a outros das investigações realizadas? Somente com o deslinde da investigação e do processo saberemos se a atitude do juiz foi acertada ou não...e não me venham com "devido processo legal" para justificar a necessidade de informações, afinal seguisse Schindler o "devido processo legal" da alemanha nazista e centenas de judeus não teriam sido salvos. Mais a mais, a adulteração das gravações do "afastamento do delegado" (já mostradas no terra), o "piti" do GM e as liberações "expressas" do banqueiro e seus asceclas (somada a participação ativa da presidência da república na "operação abafa") demonstram que talvez o receio do Magistrado no vazamento das informações tenha fundamentos.

Senhores Pobre Mortal e Dinamarco, Filho ...

Roger (Bacharel)

Senhores Pobre Mortal e Dinamarco, Filho de peixe, peixinho é. A linha editorial do CONJUR não seria diversa do ESTADÃO, seu progenitor. Os artigos são prova disso. Felizmente também herdou os melhores traços do seu criador, apresentando uma qualidade incomum no serviço de informação e propiciando o debate.

...Conjur, apesar dos pesares, minha solidaried...

Robespierre (Outros)

...Conjur, apesar dos pesares, minha solidariedade pela capacidade de manter esse espaço democrático. Se fosse como em outros blogs e assemelhados, a censura estaria comendo solto.

...293 cotistas que fizeram transações ilegais ...

Robespierre (Outros)

...293 cotistas que fizeram transações ilegais no Opportunity Fund e correntistas do banco andam apavorados depois de saberem que a documentação completa da Operação Satiagraha inclui planilhas com suas movimentações financeiras... ...quem deve teme... ...entretanto, em brasília sempre é possível resolver esses "mal-entendidos"...

Onde já se viu isso??? Em casos assim, após dev...

Alex Freitas (Advogado Autônomo - Criminal)

Onde já se viu isso??? Em casos assim, após devidamente apurado e com devido processo legal, deve-se se caracterizado a desobediência, ser expulso da magistratura e proibido de advogar em território Brasileiro. É o fim, se não obedecido ordens do STF, de quem obedecerá???

Senhor Pobre Mortal : por muito menos tive meu ...

acdinamarco (Advogado Autônomo - Criminal)

Senhor Pobre Mortal : por muito menos tive meu e-mail bloqueado pelo CONJUR e só liberado depois de enorme liberalidade de quem de Direito. É mole ? Se eu fosse você tomaria muito cuidado. O CONJUR está de olho !!! acdinamarco@aasp.org.br

Parece brincadeira. Instado a prestar informaçõ...

Cecília. (Outros)

Parece brincadeira. Instado a prestar informações pontuais, o juiz não as presta. E fica por isso mesmo. Onde vamos parar?

Terra Magazine por Bob Fernandes a informação a...

Rubão o semeador de Justiça (Advogado Autônomo)

Terra Magazine por Bob Fernandes a informação abaixo.

Frases soltas no ar. Miriam Leitão, a comen...

Rubão o semeador de Justiça (Advogado Autônomo)

Frases soltas no ar. Miriam Leitão, a comentarista econômica, também está no ar. Na rádio CBN, Miriam conversa com Carlos Alberto Sardenberg. Meio dia e quarenta. Miriam diz não ter entendido direito porque Daniel Dantas foi preso. Afinal, constata, as acusações são inconsistentes, "coisas do passado", e é preciso que a Polícia Federal explique melhor por que fez essa operação "com tamanho estardalhaço..." Miriam se vai. Sardenberg chama os comerciais, não percebe que o microfone está aberto, e deixa escapar: -...ela tá esquisita, não? Frases soltas no ar. Daniel Dantas está preso. Esse, o policial, é mais um capítulo da operação que chegou aos intestinos do Brasil.

Pobre mortal, vc esqueceu de mencionar as relaç...

João G. dos Santos (Professor)

Pobre mortal, vc esqueceu de mencionar as relações com Greenhalgd, Gilberto Carvalho, compadres de Lula e Cia.

Hoje o Conjur traz QUATRO matérias sobre Daniel...

Cidadã brasileira (Funcionário público)

Hoje o Conjur traz QUATRO matérias sobre Daniel Dantas. 1) Resposta atravessada Juiz se recusou a prestar informações sobre Dantas ao STF 2) Caso Daniel Dantas Leia o relatório do delegado Protógenes Queiroz 3) Ordem suprema Independência do juiz não é prerrogativa absoluta 4) Solidariedade jurídica Associação de defensores públicos apóia Gilmar Mendes AS QUATRO SÃO FAVORÁVEIS AO GILMAR MENDES E DANIEL DANTAS E AS QUATRO SÃO EXPLICITAMENTE CONTRA O JUIZ E A PF. O CONJUR IGNORA A REGRA BÁSICA DO JORNALISMO, AQUELA VELHA HISTÓRIA DE EQUILÍBRIO ENTRE OS DOIS LADOS. E MAIS: TRANSFORMOU O "CASO DANTAS" NO "CASO SANCTIS". O CRIMINOSO AGORA É O JUIZ E NÃO DANTAS!!! ENQUANTO O DEBATE É DESVIADO, NÃO POR ACASO, O PAÍS CONTINUA SEM SABER: 1) AS RELAÇÕES ESPÚRIAS ENTRE DD E O GOVERNO NAS PRIVATIZAÇÕES 2) AS FALCATRUAS NAS AQUISIÇÕES DE EMPRESAS COM DINHEIRO PÚBLICO 3) AS OPERAÇÕES SUSPEITAS NO MERCADO FINANCEIRO 4) A PROMISCUIDADE ENTRE DD E A IMPRENSA 5) AS RELAÇÕES DE CORRUPÇÃO COM MEMBROS DOS TRÊS PODERES 6) ESPIONAGEM, SUBORNOS...E POR AÍ VAI.

Comentar

Comentários encerrados em 25/07/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.