Contra a prisão

Sobrinho de Castor de Andrade pede Habeas Corpus no Supremo

Autor

16 de julho de 2008, 11h16

Chegou ao Supremo Tribunal Federal pedido de Habeas Corpus em favor de Renato Costa de Andrade e Silva, sobrinho do contraventor Castor de Andrade, já morto. Há seis meses, a Justiça Federal no Rio de Janeiro expediu decreto de prisão preventiva contra Silva, que é apontado como um dos líderes de quadrilha que domina o comércio de máquinas caça-níqueis e o jogo do bicho no Rio.

A defesa alega que a ordem de prisão é manifestamente ilegal, fato que legitimaria a superação da Súmula 691, do STF. O dispositivo impede que o Supremo julgue pedido de Habeas Corpus impetrado contra decisão de tribunal superior que indefere liminar. O HC favor de Renato Costa de Andrade e Silva é contra liminar do Superior Tribunal de Justiça.

O acusado ainda não está preso. O advogado diz que seu cliente não se apresentou à Justiça por estar “inconformado” com a prisão preventiva imposta pela Justiça estadual e mantida pela Justiça Federal.

Segundo a defesa, Silva está sendo processado perante a Justiça Federal por meio de uma denúncia oferecida pelo Ministério Público do estado do Rio de Janeiro, sobre a qual o Ministério Público Federal ainda não se manifestou. A situação, alega a defesa, resulta em uma “patente violação à garantia do promotor natural”.

O processo foi enviado para a Justiça Federal por decisão da 1ª Vara Criminal do Foro Regional de Bangu.

HC 95.310

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!