Mãos dadas

Polícia Federal deflagra operação contra fraudes processuais

Autor

11 de julho de 2008, 16h11

A Polícia Federal deflagrou a Operação Mãos Dadas, nesta sexta-feira (11/7), no Rio Grande do Sul. As investigações envolvem supostas fraudes processuais em ações que tramitavam na Justiça Federal e na Justiça do Trabalho, causando prejuízo à órgãos como INSS, Fazenda Nacional, instituições financeiras e trabalhadores.

De acordo com a informação da PF, as investigações começaram em agosto de 2007. Um dos objetivos era investigar se houve fraude processual na ação de execução movida contra a União em valor que supera R$ 750 milhões. Conforme as investigações, o pagamento começou antes do trânsito em julgado da ação.

A PF explicou que “a quadrilha utilizava-se de tráfico de influência e corrupção, chegando a ponto de praticar calúnias e difamações contra autoridades do Poder Judiciário que atuavam em desacordo com as pretensões do grupo. Além do prejuízo à União, mais de 360 famílias foram lesadas no pagamento de ações trabalhistas contra as empresas da organização criminosa”.

Participam da operação 86 policiais federais para o cumprimento de seis mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão na região de Porto Alegre. Os acusados vão responder por fraude processual, denunciação caluniosa, difamação, corrupção ativa, formação de quadrilha com característica de organização criminosa, estelionato, falsidade ideológica, tráfico de influência e exploração de prestígio.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!