Reserva de vagas

OAB poderá ter de indicar advogado para vaga de ministro do TCU

Autor

26 de janeiro de 2008, 9h06

Tramita na Câmara dos Deputados uma Proposta de Emenda à Constituição que destina uma das vagas de ministro do Tribunal de Contas da União, de escolha do presidente da República, a um advogado indicado em lista tríplice pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. A PEC 157/07 é de autoria do deputado Rogério Lisboa (DEM-RJ).

Atualmente, a Constituição determina que duas dessas cadeiras destinam-se alternadamente a auditores e a integrantes do Ministério Público junto ao tribunal. Ao presidente da República, cabe escolher um terço dos nove ministros do TCU, com aprovação do Senado. Ao Congresso Nacional cabe a escolha dos dois terços restantes.

Rogério Lisboa argumenta que “o advogado, com sua formação jurídica, poderá contribuir para que o Tribunal de Contas realize cada vez melhor sua missão constitucional”. O deputado lembra que cabe ao órgão auxiliar o Congresso na fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta.

O parlamentar lembra ainda que o Supremo Tribunal Federal já emitiu súmula segundo a qual o TCU pode apreciar a constitucionalidade das leis e dos atos do poder público. “Isso revela mais ainda a importância da formação jurídica para a composição do órgão”, afirma.

A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à sua admissibilidade. Caso seja aprovada, será avaliada por comissão especial.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!