Consultor Jurídico

Mercado Jurídico

Escritório brasileiro vence licitação em Cabo Verde

Por 

O escritório brasileiro J. G. Assis de Almeida & Associados, em parceria com o francês Gide Loyrette Noel (um dos três maiores da França), ganhou licitação para revisar o modelo de gestão do sistema de telecomunicações de Cabo Verde. O governo africano também lhe confiou a tarefa de revisar o contrato de concessão dos serviços de telefonia, firmado com a Cabo Verde Telecom, uma filial da Portugal Telecom. O escritório já elaborou o anteprojeto de lei de telecomunicações e da agência de regulação de telecomunicações de São Tomé e Príncipe.

Prisão metropolitana

O Azevedo Sette Advogados, em consórcio com a PricewaterhouseCoopers, assessorou o governo de Minas Gerais na modelagem de todo o projeto de PPP para construção e operação de um complexo penitenciário na região metropolitana de Belo Horizonte. Há uma semana, o governo do estado abriu consulta pública para receber sugestões em relação ao projeto, que podem ser enviadas pelo site: www.desenvolvimento.mg.gov.br.

Maior do mundo

O escritório americano Mayer Brown LLP uniu suas operações com uma das maiores firmas asiáticas, o Johnson Stokes & Master, a partir deste mês. O americano é um dos maiores do mundo, com mais de 1.500 advogados em 15 cidades. A empresa combinada terá mais de mil advogados nos Estados Unidos, 500 na Europa e 300 na Ásia.

A nova firma vai oferecer a seus clientes serviços por meio de seus sete escritórios na Ásia, seis na Europa e oito nas Américas, incluindo o recém-inaugurado no Brasil. O JSM possui um escritório em Hong Kong, três na China Continental, um na Tailândia e dois no Vietnã.

Ex-diretores, novos sócios

O Noronha Advogados começou 2008 com quatro novos sócios. Vinda da banca londrina Stephenson Harwood, Márcia Vieira-Royle passou a integrar o time que comanda a filial Londres da sociedade. A brasileira já passou por grandes escritórios de Nova York e Londres. Ao Noronha, traz toda a sua experiência na área de Direito Marítimo, mercado de capitais e project finance.

Com mais de dez anos no escritório, Ingrid Mendonça é uma das novas sócias. Até então, ela dirigia o departamento de Direito Imobiliário. A área societária também é uma das suas especialidades. A advogada Andréa Balassiano assume agora a direção da filial do Rio de Janeiro. Ela é ex-integrante do corpo de diretores do escritório e especialista em propriedade intelectual. Adriano Boni de Souza, que dirigia o contencioso, é o quarto novo sócio.

Escolas do ABC

A Anhangüera Educacional Participações enxergou na região do Grande ABC, em São Paulo, uma oportunidade de investimento rentável. Depois de muita negociação, comprou o maior centro educacional da região: o Centro Universitário de Santo André (UniA), o Colégio Técnico Comercial Senador Fláquer de Santo André e a UniA Imóveis, que engloba os dois campi da UniA e o campus do colégio.

A aquisição custou R$ 117 milhões. Os cursos de graduação e pós-graduação da UniA e os do colégio técnico somam quase 10 mil alunos em 2008. Os advogados Rodrigo Millar de Castro Guerra, Claudio Diaz Gómez e Ricardo Morais Tonin, do escritório Lobo & de Rizzo, coordenaram toda a operação de venda.

Direito da Concorrência

A advogada Heloisa Helena Monteiro de Lima, do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice, venceu o Prêmio Ibrac-Esso de Monografias. Ela venceu na categoria pós-graduação. O tema central era defesa da concorrência. O trabalho premiado discorria sobre: “A tese do poder compensatório no mercado de saúde suplementar: ausência de critérios coesos de análise e conseqüências jurídicas”.

A advogada procurou mostrar, com base nas decisões do Cade, que o aparato regulatório não possui regras de análise da prática apontada na tese, o que acarreta decisões divergentes e prejudica a análise destes casos. Heloisa concluiu que é preciso formular parâmetros eficazes para ações antitruste para garantir sua integração com outros instrumentos da política industrial.

Novo escritório

O advogado Pérsio Ferreira Rosa decidiu investir na carreira e abrir o próprio escritório. O atendimento será especializado em Direito Contencioso Civil, Consumidor, Administrativo e Arbitragem.

Ele graduou-se pela PUC-SP, em 2000, e especializou-se em Direito Processual Civil pela Cogeae - PUC/SP, além de ser mestrando atualmente. Na FGV-SP, estudou Direito Administrativo Econômico e Arbitragem. O escritório fica na rua Pedroso Alvarenga, em São Paulo.

Casa maior

Os advogados Rodrigo Barioni e Fabiano Carvalho, sócios do Barioni e Carvalho Advogados, inauguram nova sede, na rua Estela, no bairro do Paraíso, em São Paulo. O escritório é especializado em contencioso judicial e administrativo de alta complexidade técnica, com expertise em Ações Rescisórias.

O escritório Gregori Capano Advogados Associados também mudou de endereço. Depois de oito anos atendendo na região central de São Paulo, mudou para a Avenida Paulista. As instalações foram ampliadas e modernizadas. A banca conta com 40 profissionais.




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 24 de janeiro de 2008, 0h01

Comentários de leitores

3 comentários

Arqueiro (Outro), O contrato de concessão do...

Comentarista (Outros)

Arqueiro (Outro), O contrato de concessão dos serviços de telefonia, firmado com a Cabo Verde Telecom, uma filial da Portugal Telecom, tem sua importância - digamos - ímpar. Basta lembrar que a Portual Telecom é uma das maiores do mundo no setor, inclusive controlando uma das maiores gigantes brasileiras no ramo de telefonia móvel. Apenas por curiosidade, procure saber a quem está ligada sua operadora de telefonia celular e terá uma idéia melhor da coisa, inclusive a respeito da importância da nota ora comentada. Um abraço.

Importantíssima a primeira nota, lembrando que ...

Arqueiro (Outro)

Importantíssima a primeira nota, lembrando que o sistema de telecomunicações de Cabo Verde é um dos mais importantes do Mundo, servindo ele de parâmetro aos demais. Ai Meu Deus!!!!!!!!!!!!!!!!

Será que algun dos Nobres Colegas vai precisar...

Pugli. (Estudante de Direito)

Será que algun dos Nobres Colegas vai precisar de alguem???

Comentários encerrados em 01/02/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.