Campanha ilegal

Coligação não consegue arquivar ação por abuso de poder

Autor

23 de janeiro de 2008, 23h01

Políticos integrantes da coligação paraense “Progresso para Todos” não conseguiram arquivar processo que investiga propaganda irregular e abuso de poder. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Marco Aurélio, negou Recurso Extraordinário proposto pelos candidatos eleitos em 2004, na cidade de Novo Progresso (PA).

O prefeito Tony Fábio Gonçalves Rodrigues (PPS), o vice Márcio Schelles de Lima e o vereador Adécio Piran (PDT) recorreram com Agravo de Instrumento ao TSE.

A Coligação “Progresso para Todos” entrou com o recurso alegando desrespeito aos princípios do processo legal e da proporcionalidade, que constam no artigo 5º, incisos XXXV e LV, da Carta Política da República.

Para o ministro Marco Aurélio, “na interposição deste recurso, foram observados os pressupostos gerais de recorribilidade. A peça foi formalizada no prazo assinado em lei”, analisa o presidente do TSE.

Ele destaca, no entanto, que o recurso foi protocolado após a publicação da Emenda Regimental 21 do Supremo — que regulamenta a Repercussão Geral prevista na Lei 11.418/2006 —, “dele não constando capítulo relativo à relevância”. “Tem-se, portanto, como desatendido, o novo pressuposto de recorribilidade inerente ao recurso extraordinário”, disse.

Sobre o caso

O juiz da 91ª Zona Eleitoral arquivou, sem julgamento do mérito, Representação proposta pela Coligação “Frente de Trabalho” (PMDB-PSDB-PL-PP-PTB) contra a Coligação “Progresso para Todos”.

O TRE-PA acolheu parcialmente o recurso da coligação “Frente de Trabalho”, para determinar a anulação da sentença e o retorno do processo para Justiça de primeira instância para o julgamento do mérito, e rejeitou Embargos de Declaração opostos à decisão.

A Coligação “Progresso para Todos” recorreu da decisão do Tribunal Regional alegando que o prazo para a interposição de recurso contra sentença é de 24 horas. O recurso não foi admitido, o que motivou a interposição do Agravo de Instrumento.

No Agravo, a Coligação “Progresso para Todos” reitera os argumentos e alega que foram demonstradas “violação legal e divergência jurisprudencial”. A Procuradoria-Geral Eleitoral opinou pelo desprovimento do recurso.

O relator do Agravo de Instrumento, ministro Gerardo Grossi, negou seguimento ao recurso, que, segundo ele, “padece de intempestividade reflexa”. O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral confirmou o entendimento, desprovendo o Agravo Regimental.

AG 7.532

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!