Locais de votação

TRE-BA faz alterações em Zonas Eleitorais de 11 municípios

Autor

22 de janeiro de 2008, 23h00

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia vai promover, até sexta-feira (25/1), alterações nas Zonas Eleitorais em 11 municípios baianos. A iniciativa tem como objetivo corrigir distorções, principalmente, quanto à distância geográfica entre as sedes das Zonas Eleitorais e seus municípios integrantes.

No total, 89.804 eleitores vão ter as Zonas Eleitorais alteradas. Com as mudanças, a partir do dia 28 de janeiro, o eleitor que precisa resolver alguma questão com a Justiça Eleitoral deve se dirigir ao seu novo cartório.

Dos 11 municípios, seis estão a mais de 100 quilômetros da sede da Zona Eleitoral correspondente. Outras três cidades ficam a pelo menos 75 quilômetros de sua sede eleitoral.

Dados da coordenadoria de eleições do TRE-BA revelam que as distorções mais comuns atualmente estão em municípios sediados em zonas mais distantes, enquanto há zonas mais próximas que podem abrigá-los, e também há trajetos, nos quais, entre a sede da zona e o município integrante, o eleitor passa por outra Zona Eleitoral.

Cada caso foi avaliado isoladamente, considerando transporte, redução das distâncias, qualidade das estradas, aumento do eleitorado da zona que abrigará o novo município e a quantidade de títulos que precisam ser emitidos novamente.

O TRE-BA ressalta que apenas vai fazer uma reorganização das Zonas Eleitorais, mas não vai eliminar e nem criar cartórios eleitorais. A redistribuição foi iniciada dia 4 de dezembro. Os novos títulos serão entregues ao eleitor de acordo com um cronograma a ser divulgado pelo TRE-BA.

Veja tabela com redistribuição das Zonas Eleitorais

Município com Zona alterada Nova Zona Eleitoral Antiga Zona Eleitoral
Apuarema 23ª Jequié 76ª Jaguaquara
Belo Campo 177ª Tremedal 165ª C. Sales
Caraíbas 161ª Anagé 177ª Tremedal
Conde 21ª Esplanada 49ª Rio Real
Contendas do Sincora 196ª Tanhaçu 58ª Ituaçu
Filadélfia 149ª Itiúba 181ª Pindobaçu
Irajuba 76ª Jaguaquara 75ª Santa Inês
Muquém do S. Francisco 173ª Ibotirama 77ª Barra
Umburanas 167ª Jacobina 53ª C. Formoso
Várzea do Poço 86ª Mairi 103ª M. Calmon
Várzea Nova 55ª M. do Chapéu 167ª Jacobina

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!