Reexame de provas

Condenação não pode ser decidida em Recurso Especial

Autor

23 de janeiro de 2008, 17h08

Ministério Público não pode requerer condenação de candidato em Recurso Especial porque não cabe ao Tribunal Superior reexaminar fatos e provas para se chegar a uma nova decisão nesta fase do processo. Se não ficou comprovado em todo o processo a culpa do acusado, não caberá ao tribunal superior entender diferente. O entendimento é do ministro Cezar Peluso, do Tribunal Superior Eleitoral. Peluso negou recurso do Ministério Público Eleitoral que tentava responsabilizar três candidatos nas eleições de 2004, em Miranda (MS), por abuso de poder.

O MP contestava decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul que absolveu Ivan Paz Bossay, Juarez da Silva Franco e Sandra Regina Albuquerque por suposta troca de votos por cirurgias de laqueadura nas índias Terenas que vivem em aldeias da região. No recurso, o Ministério Público Eleitoral relatou que o médico Ivan Paz Bossay (PDT), ex-diretor do Hospital Sociedade Beneficente de Miranda, candidato derrotado à reeleição para a prefeitura, foi acusado de negociar a troca de votos por cirurgias de laqueadura nas índias.

Segundo o Ministério Público, as cirurgias eram feitas pela médica Sandra Regina, correligionária de Bossay e que, em 1990, integrou uma chapa com ele na disputa pela prefeitura de Miranda. Juarez da Silva Franco, candidato a vereador em 2004, também foi acusado de ter participado da “compra de votos”, segundo o MPE.

Na primeira instância, a denúncia foi acolhida e os réus condenados pelos crimes de corrupção eleitoral (artigo 299, do Código Eleitoral) e formação de quadrilha ou bando (artigo 288 do Código Penal). O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul reformou a decisão por falta de provas e indícios consistentes. Esclareceu que, em caso de dúvida, o réu deve ser beneficiado (in dúbio pro reo), conforme prevê o artigo 386, inciso VI, do Código de Processo Penal.

Essa é segunda decisão do ministro Cezar Peluso relativa ao caso. Em setembro de 2006, o relator negou seguimento a outro recurso do MPE sobre o mesmo assunto. Em dezembro do ano passado, o Plenário do TSE confirmou a decisão ao julgar Agravo Regimental neste recurso. Nos dois recursos, o ministro chamou atenção para a falta de provas e de indícios a respeito da conduta vedada atribuída aos acusados. Cezar Peluso explicou, ainda, que não pode fazer o reexame das provas em Recurso Especial.

Respe 26.147

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!