Aula pela internet

Ministério da Justiça oferece curso à distância para policiais

Autor

20 de janeiro de 2008, 23h00

Policiais federais, rodoviários federais, civis, militares, bombeiros, agentes penitenciários e guardas municipais poderão se inscrever até o dia 3 de fevereiro em cursos gratuitos à distância oferecidos pelo Ministério da Justiça. A iniciativa é parte das ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), com o objetivo de melhorar a formação e valorizar os profissionais de segurança pública. As informações são do MJ.

Os cursos, sob coordenação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), oferecerão 45 mil vagas em 19 disciplinas. Mesmo à distância, os alunos vão contar com a ajuda de tutores, para tirar dúvidas, estipular tarefas e avaliar os trabalhos produzidos. Os policiais que não contam com internet poderão participar por meio de 60 “telecentros” instalados em todo o país.

A coordenadora geral de ensino em segurança pública do Ministério da Justiça, Juliana Barroso, explica que os profissionais da área de segurança foram excluídos por muito tempo do processo de aprendizagem por falta de oportunidade, já que as academias de policia não oferecem cursos regulares.

“Temos profissionais que há 10 anos não entram em sala de aula. A sensação é de que eles aprenderam a profissão na prática, nas ruas. Esses cursos são importantes, pois oferecem mais técnica e cientificidade ao trabalho policial, além de melhorar a auto-estima e valorizar o trabalho de cada um”, afirma.

As aulas

Os interessados poderão fazer até duas disciplinas entre as oferecidas neste ciclo: polícia comunitária; identificação veicular; crimes ambientais; formação de docentes; atendimento policial a mulheres vítimas de violência doméstica; uso progressivo da força; local do crime; isolamento e preservação; tráfico de seres humanos; prevenção à violência e à criminalidade; direitos humanos, combate á lavagem de dinheiro; uso das informações na gestão das ações de segurança pública; busca e apreensão; técnicas e tecnologias não letais; gerenciamento de crises e emergencista pré-hospitalar; português instrumental; redação técnica e saúde ou doença: “de qual lado você está?”

As aulas começam no dia 25 de fevereiro e devem terminar no dia 31 de março para os cursos de 40 horas; e no dia 14 de abril para os de 60 horas. As inscrições podem ser feitas pelo site do Ministério da Justiça.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!