Bilhões de dúvidas

DEM questiona no Supremo empréstimo da União ao BNDES

Autor

15 de janeiro de 2008, 20h00

Por entender que matéria orçamentária não pode ser regulamentada por Medida Provisória, o DEM entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade questionando a decisão da União de conceder crédito bilionário ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O partido teme que o dinheiro seja utilizado para viabilizar a compra da Brasil Telecom pela Oi.

Os dispositivos contestados são os artigos 1º e 2º, da MP 414/08. Segundo a ação, através da medida, a União autoriza o empréstimo de R$ 12,5 bilhões e delega ao ministro da Fazenda a função de estabelecer as regras e condições contratuais da operação de crédito. A MP também autorizaria a destinação de recursos do superávit financeiro existente no Tesouro Nacional à cobertura do empréstimo feito com o BNDES, de acordo com a ação.

“O governo tirou R$ 12,5 bilhões para emprestar rapidamente ao BNDES e a gente não sabe a quem esse dinheiro vai socorrer”, afirmou a senadora Kátia Abreu (DEM-TO). A preocupação do partido, segundo a senadora, é de que a autorização precoce do empréstimo faça parte de uma manobra do governo para socorrer a compra da Brasil Telecom pela Oi. “Essa pressa é que nos surpreende”, afirmou Kátia Abreu.

Na ADI, o DEM alega a presença de flagrante inconstitucionalidade na MP editada pelo governo. “Os dispositivos em exame não cabem ser introduzidos por medida provisória, pois a ela é vedado versar sobre matéria orçamentária”, segundo dispõe o artigo 62, da Constituição Federal.

De acordo com Kátia Abreu, os recursos para a concessão de crédito ao BNDES deveriam constar na lei orçamentária anual e, portanto, obter aprovação do Senado Federal. O DEM alerta ainda para a ausência de urgência ou relevância na concessão do montante ao BNDES.

O partido pede que o Supremo suspenda, liminarmente, a eficácia dos artigos da MP até o julgamento do mérito.

ADI 4.005

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!