
SBT e Ratinho conseguem reduzir indenização a fiel

O SBT e o apresentador Carlos Roberto Massa, o Ratinho, conseguiram reduzir o valor da condenação a
ser paga a Paulo Antonio Rodrigues, integrante da Igreja Cristã Acalanto – apresentada pela emissora
como a primeira comunidade cristã gay do Brasil. O Tribunal de Justiça de São Paulo reduziu de R$ 150
mil para R$ 30 mil a indenização por dano moral devida ao fiel. Houve voto divergente e cabe recurso
ao próprio TJ paulista.

A igreja foi tema de reportagem, por duas vezes, do Programa do Ratinho, em maio de 2003. O
apresentador é acusado de exibir imagens clandestinas e fazer comentários “jocosos” sobre os
freqüentadores e a igreja. O fiel Paulo Antonio alega que a exibição das imagens, sem autorização, e os
comentários do apresentador causaram danos à sua vida pessoal.

Na época, o apresentador do SBT descreveu a entidade como “a primeira igreja gay do Brasil”. O fiel
alegou que se sentiu ofendido. Argumentou, também, que a emissora exibiu imagens suas sem
autorização e pediu indenização R$ 230 mil como reparação pelo dano sofrido.

O juiz Carlos Dias Motta, da 17ª Vara Cível Central de São Paulo, julgou parcialmente procedente o
pedido e condenou os réus (SBT e Ratinho) a indenizar, solidariamente, o integrante da igreja em R$
150 mil. As partes recorreram ao Tribunal de Justiça. Paulo queria que a reparação fosse fixada nos R$
230 mil e os réus apelaram pela nulidade da sentença.

A emissora e o apresentador alegaram que houve apenas a exibição das imagens da igreja, que está em
local público. O apresentador também afirmou que agiu no exercício de sua profissão e que não houve
intenção de ofender o freqüentador.

A defesa de Ratinho sustentou, ainda, que não houve conduta ilícita da parte de seu cliente e que este
não teceu nenhum comentário jocoso, humilhante ou irônico sobre o integrante da Igreja Acalanto. O
apresentador argumentou que, mesmo no caso das imagens terem sido colhidas de forma ilegal, o fato se
mostra insuficiente para macular a honra e a moral dos fiéis da entidade religiosa.

Por maioria de votos, a 8ª Câmara de Direito Privado aceitou parcialmente o recurso do SBT e do
apresentador Ratinho. O fundamento da decisão foi o de que o valor fixado em primeira instância é
excessivo e causa enriquecimento ao autor da ação. A turma julgadora entendeu, ainda, que a
reportagem teve cunho informativo e que seu mote não era o fiel Paulo Antonio Rodrigues, mas a Igreja
Acalanto.

“A matéria exibiu fato verídico, porém, algumas expressões ditas durante sua exibição foram ofensivas,
e, ainda que não tenham sido imputadas diretamente ao autor, foram exibidas imagens sua no contexto
da reportagem, sem sua expressa autorização”, entendeu relator Ribeiro da Silva.

O desembargador Salles Rossi divergiu da maioria com o fundamento de que a imagem de Paulo
Antonio Rodrigues foi “enxovalhada” na reportagem exibida pelo SBT. O voto vencido narra que o
apresentador Ratinho quando se refere à igreja diz que a entidade não possui filial, mas sim “Vidal”. E,

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 14/01/2008



em outro trecho da reportagem, pergunta a outros integrantes do programa: “são as ovelhinhas de
Jesus?”, para receber a resposta: “não, são os viadinhos de Jesus”.

“Não há dúvidas (até pelos comentários do repórter que esteve na igreja) de que a reportagem em
questão deixou bem claro que as pessoas que freqüentavam a igreja eram homossexuais”, afirmou o
desembargador Salles Rossi.

Date Created
14/01/2008

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 2
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 14/01/2008


