Golpe por e-mail

TJ-SP alerta internautas sobre golpe por e-mail com seu nome

Autor

21 de fevereiro de 2008, 16h38

A direção do Judiciário paulista está alertando os usuários de seu portal de que um novo golpe, aplicado pelo correio eletrônico, tem usado o nome do Tribunal de Justiça para enganar os internautas. A fraude foi identificada esta semana, pela diretoria de Informática, mas as mensagens continuam sendo enviadas para as caixas de correio.

De acordo com o TJ paulista, na mensagem encaminhada ao usuário, é pedido que este compareça a uma audiência sobre investigação. A mensagem apresenta um ou mais links de arquivos anexos, como “o despacho” de um magistrado que “fundamenta” a intimação.

O golpe, conhecido como “phishing”, consiste no envio de mensagem de correio eletrônico, de aparência legítima, solicitando informações pessoais sensíveis como números de cartão de crédito, documentos e senhas, que depois serão enviados aos responsáveis pelo golpe.

”O Tribunal de Justiça informa que não envia mensagens eletrônicas contendo anexos ou solicitando quaisquer informações confidenciais ou ainda de qualquer outra espécie, e orienta todos os usuários a excluir, imediatamente, estes tipos de mensagens”, afirma o aviso do tribunal aos usuários.

A orientação é a de que no caso de suspeita de recebimento de uma mensagem eletrônica fraudulenta, esta seja fechada imediatamente. “Não siga nenhuma das instruções que apareçam na mensagem, pop-up ou página a qual a mensagem porventura direcione. Informe imediatamente o Tribunal de Justiça por meio do “Fale Conosco”, para que possam ser tomadas medidas preventivas para evitar possíveis fraudes”, completa o aviso assinado pela Equipe de Gestão de Sistemas de Portal do Tribunal de Justiça.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!