Efetivação de cargos

STF nega liminar a titulares de ofício contra ato do CNJ

Autor

15 de fevereiro de 2008, 23h01

Três titulares de Ofícios de Registros do estado do Paraná não conseguiram suspender, no Supremo Tribunal Federal, o ato administrativo do Conselho Nacional de Justiça. A liminar foi negada pelo ministro Eros Grau, que entendeu não existir os requisitos para a concessão de liminar.

De acordo com a ação, o Tribunal de Justiça do Paraná autorizou a efetivação de cargos de serventias notarial e de registro com base no artigo 208, da Emenda Constitucional 22/83. O artigo assegura aos substitutos de titulares de ofícios a efetivação no cargo, em caso de vacância, “desde que contem ou venham a contar cinco anos de exercício, nessa condição e na mesma serventia, até 31 de dezembro de 1983″. Entretanto, por meio de Procedimento de Controle Administrativo, o CNJ determinou a desconstituição da decisão concedida pelo TJ paranaense.

Eros Grau afirmou que a jurisprudência da Corte “é firme no sentido de que não há direito adquirido ao que dispunha o artigo 208 da CF/67, na redação conferida pela EC 22/83, quando a vacância ocorre na vigência de nova ordem constitucional”. Nesse sentido, ele citou Agravo Regimental no Recurso Extraordinário 413.082.

“Ainda que assim não fosse, não há falar-se na decadência do direito da administração, eis que a revisão dos atos administrativos que efetivaram as impetrantes foram provocados antes do decurso do qüinqüênio”, finalizou.

A defesa alega que as titulares preenchem os requisitos exigidos por lei para a investidura no cargo. Os advogados consideraram o ato do CNJ “ilegal, inconstitucional e abusivo”. Segundo a defesa, o CNJ “a cada dia e ao seu talante, faz inserir em seu rol de competências novas atribuições, conferindo o mais absoluto desrespeito às decisões administrativas e judiciais de Tribunais estaduais”.

MS 27.104

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!