
TV Globo é condenada por ligar homônimo a mensalão

A TV Globo e o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) foram condenados a pagar R$ 100 mil de
indenização por relacionar, indevidamente, o nome do assessor parlamentar Luiz Carlos da Silva ao
mensalão. A condenação foi imposta pelo juiz da 4ª Vara Cível de Brasília, Robson Barbosa de
Azevedo. Cabe recurso.

O autor do pedido teve seu nome divulgado pela Globo na lista de pessoas que estiveram na agência do
Banco Rural, onde foram feitos os saques de mesadas pagas a deputados pelo empresário Marcos
Valério. A lista fora encaminhada à emissora pelo deputado Rodrigo Maia.

Luiz Carlos da Silva afirmou que, segundo reportagem veiculada pela TV Globo no dia 15 de julho de
2005, a lista de nomes de pessoas que compareceram à agência bancária foi elaborada pelo deputado
federal Rodrigo Maia, integrante da CPI do Mensalão. Alegou que a divulgação de seu nome e de sua
qualificação lhe causou vexame e mal-estar porque o fato não é verdadeiro.

Destacou, ainda, que descobriu posteriormente se tratar de outra pessoa, um homônimo, que nunca
exerceu cargo de assessor parlamentar, como era o seu caso. Assim, sustentou que a reportagem
exorbitou os princípios da liberdade de imprensa, pois não houve cautela diante da dimensão da notícia,
que atentou contra seus direitos de cidadão.

A TV Globo, para se defender, argumentou que se baseou em fatos verdadeiros, com informações e
acusações de terceiros, sem qualquer manifestação de opinião. E ainda: que se limitou a narrar os fatos,
sem ofensas. A emissora afirmou que o autor da ação era assessor parlamentar e que esteve na agência
do Banco Rural, conforme indicação feita pela CPI do Mensalão.

A emissora sustentou, ainda, a impossibilidade jurídica do pedido e indenização. Motivo: o nome do
autor foi citado por alguns segundos, sem qualquer insinuação nem utilização de sua imagem. Afirmou
também que a divulgação dos fatos foi motivada pelo interesse público, com amparo na Lei de Imprensa
e no direito constitucional à informação e à liberdade de imprensa.

Argumentos e fundamentos

O deputado federal Rodrigo Maia alegou que a lista divulgada consistia em nomes de pessoas que
compareceram à agência do Banco Rural do Brasília Shopping, que constavam do rol de funcionários e
ex-funcionários da Câmara dos Deputados. Ele afirmou que em momento algum foi dito que o autor
efetuou saques bancários.

O deputado sustentou também que devido à imunidade parlamentar não lhe pode ser imputada
responsabilidade pelo fato narrado pelo autor da ação judicial, tendo em vista que a menção ao nome
deste na reportagem foi feita com a ressalva de que o mesmo não efetuou saques. Ele disse que preveniu
a TV Globo de que os dados das listagens eram preliminares e avisou sobre possíveis ocorrências de
homônimos.

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 13/02/2008



Para o juiz, o modo como a notícia foi divulgada, vinculando a lista de nomes ao escândalo do mensalão,
foi tendencioso, induzindo ao entendimento de que todas as pessoas citadas estavam envolvidas com o
noticiado esquema de corrupção, apesar de ter-se ressaltado que Luiz Carlos da Silva não efetuou saques
na data em que compareceu à agência bancária.

“Nesses termos, ainda que aplicável a Lei de Imprensa, não se pode olvidar o fato de que o interesse
público e o direito à informação não podem subsidiar informações inverídicas e tendenciosas”, afirmou o
juiz. Para ele, se não houve saques pelo autor, a divulgação de seu nome foi precipitada e desnecessária.

Conforme o juiz, a divulgação apressada da lista de nomes, sem a verificação dos motivos da presença
das pessoas na agência bancária, que é local público, caracteriza dano de natureza extrapatrimonial,
ainda que a imagem não tenha sido utilizada.

Para ele, a liberação da lista pelo deputado Rodrigo Maia, ainda que tenha ressalvado o caráter
preliminar da mesma, demonstra a atitude culposa do parlamentar, a quem incumbia a discrição
necessária no exercício do mandato que desempenha, tendo em vista sua participação na CPI para
apuração dos fatos. Segundo o juiz, o mau uso da lista feito pela TV Globo decorreu da atitude inicial do
deputado Rodrigo Maia, ao divulgá-la.

Assim, a TV Globo está obrigada também a divulgar o inteiro teor desta sentença nos mesmos
programas nos quais foi publicada a lista que originou o dano moral, no prazo de 60 dias, sob pena de
multa de R$ 50 mil por dia de descumprimento da ordem judicial.

Processo: 2005.01.1.107480-8

Date Created
13/02/2008

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 2
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 13/02/2008


