Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Falta de requisito

Nomeação de Lacerda passa por cima de regimento interno da PF

A Instrução Normativa 001/2005, da Polícia Federal, estabelece que os candidatos a adido têm de passar por um processo de seleção e devem estar na ativa. Entretanto, o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Lacerda, é delegado aposentado da PF. As informações são da Folha de S. Paulo.

O Ministério da Justiça e a PF informaram que a norma serve como critério técnico de escolha, para evitar apadrinhamentos e indicações políticas. Mas ressaltaram que não há impedimento quando a nomeação é feita pelo ministro da Justiça, a quem a PF está subordinada, com a chancela do presidente da República.

Além disso, informaram que, por ter sido diretor da PF, Lacerda preenche os requisitos necessários e dará peso ao cargo em Portugal. A PF não quis encaminhar ao jornal cópia da Instrução Normativa que disciplina a escolha dos adidos.

Lacerda foi exonerado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e designado para o posto em Portugal como prêmio de consolação. Ele foi afastado em setembro, após a divulgação pela revista Veja de um suposto grampo de uma conversa entre o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). A escuta teria sido feita por agentes da Abin cedidos por Lacerda à PF durante a Operação Satiagraha. Lacerda nega o envolvimento da Abin no caso.

Revista Consultor Jurídico, 31 de dezembro de 2008, 13h09

Comentários de leitores

4 comentários

"Eliot Ness é exilado e Al Capone continua solt...

Armando do Prado (Professor)

"Eliot Ness é exilado e Al Capone continua solto". Clóvis Rossi

Enquanto as gilmadetes e dantetes aguardam preo...

Armando do Prado (Professor)

Enquanto as gilmadetes e dantetes aguardam preocupadas a abertura de HDs pelo FBI, jogam o jogo de questionar tudo e qualquer coisa. O Dr. Lacerda em Portugal servindo o seu país e vocês aqui torcendo pelo fracasso da abertura dos HD's, esse é o resultado dessa firula. Merecida promoção, parabéns Dr. Lacerda. Viúvas e amigas do bandido baquerio, chupem!

Em um país sério esse sujeito estaria no olho d...

olhovivo (Outros)

Em um país sério esse sujeito estaria no olho da rua.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 08/01/2009.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.