Atraso de pagamento

Juiz bloqueia conta da prefeitura em Minas para pagar salários

Autor

30 de dezembro de 2008, 15h36

Metade do dinheiro das contas bancárias da Prefeitura de Januária (MG) está bloqueada até esta quarta-feira (31/12). A decisão, tomada no dia 26 de janeiro, é do juiz Geraldo Andersen de Quadros Fernandes, da 2º Vara da cidade.

A medida serve para garantir o pagamento dos salários e do 13º dos servidores municipais. Segundo o repórter Fábio Oliva, do jornal Folha do Norte, a prefeitura deve apresentar uma lista com o salário dos funcionários. O pedido foi feito pelo Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Januária e patrocinado pelo advogado Rodrigo Lagoeiro Rocha. São cerca de 1,5 mil trabalhadores com salários atrasados há mais de dois meses.

Para garantir o pagamento de seus funcionários e dos vereadores, a Câmara Municipal de Januária também ingressou com Mandado de Segurança contra o prefeito Sílvio Joaquim de Aguiar (MG). A liminar foi concedida nesta terça-feira (30/12).

O juiz registrou que “é fato notório nesta cidade que desde a fracassada candidatura ao pleito eleitoral de 2008, o prefeito parou de honrar uma série de compromissos do município, entre eles o pagamento do funcionalismo municipal, fato que virou notícia corriqueira no meio social”.

Segundo o juiz, “além de seu caráter de verba alimentar, o salário é a retribuição pelo trabalho prestado e única fonte de renda de uma grande quantidade de servidores de origem humilde”. Quadros Fernandes observou ainda que todos os servidores dependem dos salários para que possam manter a dignidade, registrando que a maioria sobrevive com salário mínimo.

“Negar o pagamento de salários a todos os servidores do município após dois meses de trabalho prestados significa a total negação do princípio da dignidade da pessoa humana”, afirmou o juiz, reconhecendo que “a situação é desesperadora”.

O juiz salientou que o pagamento do funcionalismo público representa uma das maiores fontes de sustento da economia local.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!