Balanço 2008

TST encerra ano com aumento de 45% na produtividade

Autor

22 de dezembro de 2008, 9h11

O Tribunal Superior do Trabalho encerrou o ano judiciário com 222.134 processos julgados. A marca é 45% maior que a de 2007. Apesar do aumento de 11% (182.989) no número de processos do ano anterior, o tribunal conseguiu julgar mais ações do que recebeu. “Reduzimos nosso estoque em quase 40 mil processos”, afirmou ministro Rider de Brito, o presidente do TST.

O aumento no volume de processos solucionados reflete medidas que o TST vem tomando nos últimos anos. Este ano, o tribunal deu posse ao 27º ministro, completando a composição estabelecida pela Reforma do Judiciário. Também foram instaladas duas novas turmas no segundo semestre do ano passado. Ainda em 2007, o TST passou por uma reestruturação administrativa, que procurou racionalizar a sua estrutura. A mudança enfatizou as áreas críticas, como a autuação de processos.

Segundo o TST, o crescimento do volume processual está relacionado com a informatização de procedimentos processuais. Foram adotas ferramentas que permitem a digitalização peças do processo e a assinatura digital.

Rider de Brito destacou que houve este ano processos que tramitaram apenas eletronicamente. “São agravos de instrumento que saíram dos TRTs em meio virtual e, aqui, já foram todos decididos em meio virtual e assinados por mim em meio virtual. É um pequeno número de processos, mas de enorme significado para a instituição”, avalia o presidente do tribunal.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!