Sapatada internacional

Jornalista que jogou sapato em Bush será julgado no dia 31

Autor

22 de dezembro de 2008, 17h44

O jornalista iraquiano que atirou seus sapatos contra o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush será julgado no próximo dia 31, pelo Conselho Judicial Superior do Iraque. A informação é do portal O Globo.

Muntazer Al-Zaidi, repórter de um canal de TV sunita, responderá a processo por agressão contra um chefe de Estado estrangeiro em visita ao Iraque. Se condenado, pode pegar até sete anos de prisão, segundo o Código Penal iraquiano.

O julgamento foi confirmado pelo porta-voz do Conselho Judicial Superior do Iraque, Abdul Satar Birqadr. “A Corte Penal estabeleceu 31 de dezembro como data para o julgamento, e uma comissão de três juízes comandará as audiências”, disse ele.

Durante entrevista coletiva de George Bush em Bagdá, o jornalista atirou seus sapatos em direção ao presidente americano. Demonstrando ótimo reflexo, o presidente desviou-se dos projéis, enquanto o atirador era imobilizado e preso pela segurança.

O gesto do jornalista foi provocado pela atuação do presidente americano, responsável pela invasão e ocupação militar do Iraque por tropas dos Estados Unidos. Atirar os sapatos contra alguém na cultura iraquiana é a mais grave das ofensas, e neste caso, a sapatada foi largamente comemorada pela população local.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!