Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Roda Viva

Programa Roda Viva entrevista Protógenes na próxima segunda

O delegado Protógenes Queiroz terá a oportunidade de apresentar, na segunda-feira (22/12), a lista dos jornalistas que ele afirma que trabalham para o banqueiro Daniel Dantas e responder outras curiosidades nacionais. Uma semana depois de o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, será a vez de o delegado ser entrevistado pelo programa Roda Viva, da TV Cultura.

Apresentado pela jornalista Lillian Witte Fibe, o programa contará com a participação do colunista do jornal O Globo, Ricardo Noblat, o comentarista do Jornal da Cultura, Renato Lombardi, o colunista e repórter do jornal Folha de S. Paulo em Brasília, Fernando Rodrigues, e o repórter de política do jornal O Estado de S. Paulo, Fausto Macedo.

Uma das figuras que certamente vai compor as retrospectivas de 2008, Protógenes comandou a operação batizada como Satiagraha pela Polícia Federal. As investigações passaram para a responsabilidade do delegado Ricardo Saadi. A saída de Protógenes, na época, foi atribuída a um curso de atualização. Atualmente, o delegado responde a um processo administrativo que apura desvio de conduta e quebra de sigilo funcional.

A Operação Satiagraha gerou a prisão do dono do Banco Opportunity, Daniel Dantas, por duas vezes. O juiz da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, Fausto De Sanctis, acatou o pedido de prisão temporária. E, após o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, conceder liberdade ao acusado, decretou a prisão preventiva do banqueiro. O presidente do STF concedeu, então, a liberdade a Dantas.

Além da Satiagraha, Protógenes Queiroz foi responsável por outras grandes operações da PF, como as que resultaram nas prisões do ex-prefeito Paulo Maluf e do contrabandista chinês Law Kin Chong. Também investigou crimes financeiros feitos com o uso de contas CC5 e a organização criminosa comandada pelo ex-deputado Hildebrando Pascoal.

O programa Roda Viva, da TV Cultura, vai ao ar na próxima segunda, às 22h10. No site do programa (clique aqui), é possível enviar perguntas. Algumas serão selecionadas para que sejam respondidas durante o debate. Outras, segundo a produção do programa, são encaminhadas ao entrevistado para que ele tenha conhecimento das questões enviadas.

Revista Consultor Jurídico, 20 de dezembro de 2008, 0h00

Comentários de leitores

8 comentários

Infeliz do povo que acredita em messianismo. É ...

João G. dos Santos (Professor)

Infeliz do povo que acredita em messianismo. É coisa típica de terceiro mundo.

É... Parece que os 15 minutos de fama está t...

Sofista (Outros)

É... Parece que os 15 minutos de fama está tendo um "sobrevida"... Hehehe.

O membro da brigada dos tigres deve dizer não s...

olhovivo (Outros)

O membro da brigada dos tigres deve dizer não só os nomes dos jornalistas, mas do Exército, Aeronáutica, Marinha etc., envolvidos com Dantas, para se confirmar que não se trata de reles teoria da conspiração.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 28/12/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.