Roda Viva

Programa Roda Viva entrevista Protógenes na próxima segunda

Autor

19 de dezembro de 2008, 23h00

O delegado Protógenes Queiroz terá a oportunidade de apresentar, na segunda-feira (22/12), a lista dos jornalistas que ele afirma que trabalham para o banqueiro Daniel Dantas e responder outras curiosidades nacionais. Uma semana depois de o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, será a vez de o delegado ser entrevistado pelo programa Roda Viva, da TV Cultura.

Apresentado pela jornalista Lillian Witte Fibe, o programa contará com a participação do colunista do jornal O Globo, Ricardo Noblat, o comentarista do Jornal da Cultura, Renato Lombardi, o colunista e repórter do jornal Folha de S. Paulo em Brasília, Fernando Rodrigues, e o repórter de política do jornal O Estado de S. Paulo, Fausto Macedo.

Uma das figuras que certamente vai compor as retrospectivas de 2008, Protógenes comandou a operação batizada como Satiagraha pela Polícia Federal. As investigações passaram para a responsabilidade do delegado Ricardo Saadi. A saída de Protógenes, na época, foi atribuída a um curso de atualização. Atualmente, o delegado responde a um processo administrativo que apura desvio de conduta e quebra de sigilo funcional.

A Operação Satiagraha gerou a prisão do dono do Banco Opportunity, Daniel Dantas, por duas vezes. O juiz da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, Fausto De Sanctis, acatou o pedido de prisão temporária. E, após o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, conceder liberdade ao acusado, decretou a prisão preventiva do banqueiro. O presidente do STF concedeu, então, a liberdade a Dantas.

Além da Satiagraha, Protógenes Queiroz foi responsável por outras grandes operações da PF, como as que resultaram nas prisões do ex-prefeito Paulo Maluf e do contrabandista chinês Law Kin Chong. Também investigou crimes financeiros feitos com o uso de contas CC5 e a organização criminosa comandada pelo ex-deputado Hildebrando Pascoal.

O programa Roda Viva, da TV Cultura, vai ao ar na próxima segunda, às 22h10. No site do programa (clique aqui), é possível enviar perguntas. Algumas serão selecionadas para que sejam respondidas durante o debate. Outras, segundo a produção do programa, são encaminhadas ao entrevistado para que ele tenha conhecimento das questões enviadas.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!