Troca de regras

STF anula edital suplementar de concurso para juiz no Piauí

Autor

18 de dezembro de 2008, 19h05

Não se pode alterar as regras de um concurso durante sua realização. Por isso, o Supremo Tribunal Federal negou três pedidos de Mandado de Segurança e manteve decisão do Conselho Nacional de Justiça, que anulou edital suplementar do concurso para juiz substituto no Piauí.

O edital previa que só seriam convocados para a prova oral os candidatos aprovados na prova escrita prática e classificados até a 50ª posição. Para explicitar melhor tal critério de classificação, foi publicado o Edital Suplementar 7/2007, que o redefiniu, estabelecendo o seguinte: “serão convocados para a prova oral os candidatos que tiverem sua inscrição definitiva deferida e que estiverem classificados até a 50ª posição, considerando-se a soma das notas obtidas na prova escrita de múltipla escolha e na prova escrita prática”.

Um dos candidatos recorreu ao CNJ, afirmando que as regras não poderiam ser alteradas após o início do concurso. O Conselho concordou e anulou o edital suplementar. Dessa decisão, houve recurso ao Supremo, com o argumento de que o CNJ não teria competência para apreciar a questão, que já tinha sido debatido no Tribunal de Justiça do Piauí.

Os pedidos de Mandados de Segurança também alegavam violação aos princípios constitucionais da segurança jurídica e da razoabilidade e afirmavam: “o acórdão é inconstitucional, pois viola o princípio do concurso público, excluindo do certame a prova sabidamente mais complexa, onde os candidatos foram sabatinados em 12 matérias”.

De acordo com o relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, depois de já iniciado o processo seletivo, o edital questionado nesta ação redefiniu o edital inicial (Edital 1/2007), mudando a forma como seriam escolhidos os convocados para prosseguir no certame, após a realização da prova de múltipla escolha e da prova subjetiva. Por essa razão, o CNJ agiu dentro de sua competência, prevista na Constituição Federal, de fiscalizar os atos administrativos do Judiciário, concluiu o ministro.

Acompanharam o relator as ministras Cármen Lúcia e Ellen Gracie e os ministros Eros Grau, Carlos Britto e Celso de Mello. A ministra Cármen Lúcia frisou que o edital é a lei do concurso. O candidato não pode ser surpreendido durante o concurso, disse ela.

Os ministros Menezes Direito, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio e Cezar Peluso entenderam de forma diferente do relator. De acordo com Menezes Direito, que abriu a divergência, o Edital 7/2007 não retificou o edital inicial do concurso, apenas esclareceu as regras do concurso.

MS 27.160, MS 27.165 e MS 27.253

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!