Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

ISO 9001

Gabinete de ministro Lewandowski mantém certificado de qualidade

Aprovado

Mantido o certificado ISO em gabinete de ministro do STF

Gabinete do ministro Ricardo Lewandowski tem ISO mantido

O gabinete do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, conservou em 2008 o certificado de qualidade conquistado no ano anterior. A equipe de auditoria da Fundação Vanzolini, instituição gerida pelos professores da Escola Politécnica da USP, manteve o Certificado ISO 9001:2000 do gabinete.

No relatório, os auditores ressaltam o alto comprometimento da equipe do gabinete, bem como o conhecimento pleno das atividades executadas e do Sistema de Gestão da Qualidade. A ótima organização dos postos de trabalho e o alto índice de atendimento aos objetivos e às metas também foram destacados pela Fundação.

A auditoria foi feita com base nas normas ISO 9001:2000 e ISO 9001:2008, com plena adequação do Sistema de Gestão da Qualidade à nova norma editada.

O certificado — um conjunto de normas que orienta empresas e instituições a qualificarem produtos e serviços oferecidos ao público — foi conferido ao gabinete do ministro Lewandowski em dezembro de 2007, como reconhecimento à excelência dos serviços prestados por seu gabinete. No caso do Judiciário, o foco é na gestão, na qualidade e na celeridade dos serviços prestados.

Os servidores do gabinete do ministro Lewandowski passaram por um período de adaptação e de estudo das normas ISO, implementadas com acompanhamento de auditores da Fundação Vanzolini.

Revista Consultor Jurídico, 18 de dezembro de 2008, 17h19

Comentários de leitores

4 comentários

Prezado Jaderbal. Agora é que eu entendi porque...

Luiz Antonio Mores (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

Prezado Jaderbal. Agora é que eu entendi porque é que um Habeas corpus impetrado em Maio deste ano, com parecer favorável á concessão da ordem desde o dia 01 de setembro está concluso com o Ministro está demorando tanto para ser apreciado. è que os funcionários do gabinete, estão ocupados atendendo a tal Consultoria Particular e seus colaboradores. Só espero que com isso eu não tenha negado o Habeas Corpus e prejudique meui cliente. Que Deus ilumine a todos neste Natal e nos próximos que vierem. Feliz Natal inclusive ao pessoal do gabinete que já devem estar preparados para sairem de férias justas e merecidas. Ops

Deixe-me ver se entendi direito: Um institut...

Jaderbal (Advogado Autônomo)

Deixe-me ver se entendi direito: Um instituto particular resolve (suponho que com a anuência do Ministro) aplicar um suposto método de apuração de excelência num gabinete público. Até onde sei, esse método é também aplicado em instituições privadas. Também até os limites de meus parcos conhecimentos sobre o tal método de classificação privada, o gabinete – público, ressalte-se! – foi agraciado com uma certa honraria (ISO sei-lá-o-quê) o que o torna comparável com certas sociedades privadas e sabe-se lá qual entidade pública. Para não delongar demais, vamos às inevitáveis perguntas: Não há nada de imoral nessa relação pública-privada?. Um gabinete de Ministro do STF se sujeitar a uma avaliação não prevista em lei? Qual foi o critério para avaliar a celeridade e a qualidade referida na reportagem? Quem irá fiscalizar os fiscalizadores? Será que eles não aliviaram alguma coisa para o Ministro ficar bem na fita? Alguém pagou por isso ou é de graça? Se for, haverá contrapartida pela obtenção do tal certificado privado? Em salões de beleza e oficinas mecânicas da periferia e do interior do Brasil é comum a exibição de certificados de excelência expedidos por certas entidades, cujos nomes são curiosíssimos. Normalmente se auto-intitulam "institutos disso", "institutos daquilo". Já foram um elemento cultural, embora hoje estejam em franco desuso. Mas, um gabinete de Ministro? Será que o tal certificado vai ser emoldurado e dependurado na parede? Será que vai ser publicado no Diário Oficial? Só faltava essa...

Cabe ressaltar que o Sistema de Gestão da Quali...

Leopoldo Luz (Advogado Autônomo - Civil)

Cabe ressaltar que o Sistema de Gestão da Qualidade do Gabinete foi implantado com a cooperação da Fundação Arcadas, entidade administrada por professores da Faculdade de Direito da USP e que essa fundação vem apoiando o Judiciário e órgãos da Administração Pública na melhoria de seus processos de trabalho. Como engenheiro (Poli) e advogado (Arcadas), sinto-me honrado de integrar o corpo de consultores da Fundação Arcadas, nesse e nos demais projetos.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 26/12/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.