Troca de comando

Luiz Zveiter é eleito presidente do TJ do Rio de Janeiro

Autor

16 de dezembro de 2008, 13h13

O desembargador Luiz Zveiter foi eleito, nesta terça-feira (16/12), presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Nos próximos dois anos, ele irá comandar um tribunal que tem como um dos principais desafios manter a agilidade dos julgamentos dos recursos sem perder a qualidade das decisões e estruturar a primeira instância da Justiça fluminense. Zveiter ficou com 97 dos votos contra 72 de Paulo Ventura. A desembargadora Mariana Pereira recebeu um voto.

O atual presidente do TJ, desembargador Murta Ribeiro, começou a sessão perguntando se os cinco mais antigos eram candidatos à presidência. Os desembargadores Luiz Zveiter e Paulo Ventura se candidataram, como já era previsto.

Os desembargadores usaram três urnas eletrônicas para a votação. O plenário estava lotado de juízes, servidores, advogados e familiares dos desembargadores na platéia. As eleições, a apenas uma semana do Natal, transformaram o grande salão do 10º andar do TJ fluminense em um local de confraternização. Desembargadores se cumprimentavam e formavam grupos de conversas enquanto os demais votavam.

Ao ter o resultado proclamado, o desembargador Zveiter disse que pretende tornar o tribunal mais democrático e dar atenção à primeira instância. Chorando, homenageou os ex-presidentes do TJ Sérgio Cavalieri e Miguel Pachá.

Zveiter ocupa o cargo de corregedor-geral do TJ do Rio desde julho de 2006. Na época, foi eleito para ocupar a vaga do desembargador Manoel Carpena Amorim, que deixou o cargo em virtude da aposentadoria compulsória. Ao terminar o mandato, candidatou-se novamente para continuar no cargo até 2008.

O futuro presidente do TJ ocupou por 10 anos a direção do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Licenciou-se do cargo pouco antes de o Conselho Nacional de Justiça decidir que o desembargador não poderia acumular as duas funções, no TJ e no STJD.

Zveiter nasceu em Niterói (RJ), onde mora atualmente. Tem 53 anos e quatro filhos. Formou-se em Direito na Universidade Gama Filho, em 1980. Entrou no Tribunal de Justiça do Rio em 1995 pelo quinto constitucional. Antes de ocupar o cargo de corregedor, era presidente da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!