Judiciário independente

TRF-2 inaugura exposição sobre 200 anos de Justiça no Brasil

Autor

11 de dezembro de 2008, 23h00

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio e Espírito Santo) inaugurou, nessa quarta-feira (10/12), a exposição 200 anos – Da Corte à Corte: o Rio de Janeiro, o STF e mais quatro instituições que reinventaram o Brasil. Desembargadores, juízes, procuradores e advogados estiveram no coquetel de abertura, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Rio de Janeiro, onde também foi lançado o livro que deu origem à exposição.

O público poderá conferir peças originais do acervo da Biblioteca Nacional como “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”, de Debret, e a Carta de Abertura dos Portos; da Imprensa Nacional, o 1º número da Gazeta do Rio de Janeiro, de setembro de 1808; do Jardim Botânico, fotos de 1862, de Castro y Ordoñez que fizeram parte da Comissão Científica destinada ao Pacífico; do Supremo Tribunal Federal, o alvará de criação da Casa da Suplicação, de 10 de maio de 1808, assinada por D. João VI. O Corpo de Fuzileiros Navais e a Fundação Biblioteca Nacional também são homenageados.

“Além de ser didática, a mostra é de inegável valor histórico, pois rende tributo ao Judiciário independente e às instituições bicentenárias, fazendo um passeio pela história”, disse o coordenador executivo Adilson Teixeira de Faria. A exposição faz parte de projeto aprovado pelo Ministério da Cultura com incentivo da Lei Rouanet.

A exposição fica em cartaz de 11 de dezembro a 25 de janeiro de 2009, de terça a domingo, das 12h às 19h, no térreo e galerias do 1º andar do CCJF (Av. Rio Branco, 241, Centro). A entrada é gratuita.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!