Novo palco

Posse da direção do TRT-14, pela primeira vez, será no Acre

Autor

10 de dezembro de 2008, 23h00

Pela primeira vez em sua história de 22 anos, a posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Acre e Rondônia) será no Acre. A juíza Maria Cesarineide de Souza Lima, nascida em Rio Branco e atual vice-presidente, foi escolhida para ocupar a presidência do tribunal. Vania Maria da Rocha será a vice-presidente do TRT. A cerimônia acontece na próxima terça-feira (16/12), às 19h, no Teatro Plácido de Castro, em Rio Branco.

Esta é a segunda vez que duas mulheres ocupam a presidência e a vice do TRT-14. As primeiras foram as juízas Socorro Miranda e Flora Ribas Araújo. A realização da sessão solene de posse no Acre foi aprovada pelo Pleno do TRT, com a justificativa de que é uma forma de prestigiar os jurisdicionados e a sociedade do Acre.

A juíza Maria Cesarineide, antes de assumir o cargo de juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região — alcançado por meio da vaga do quinto constitucional reservada aos advogados em abril de 2005 —, também atuou como defensora pública e procuradora estadual do Acre.

No tribunal, Maria colaborou na execução de projetos que pretendem aproximar o Judiciário do cidadão. O projeto de responsabilidade social do TRT abrange os programas Justiça do Trabalho Vai à Empresa, JT de Portas Abertas, JT Solidária e o Justiça do Trabalho Vai à Escola. Este último ganhou o prêmio de melhor projeto institucional da Justiça no Conbrascom (Fórum Nacional de Comunicação & Justiça) de 2006 e o segundo lugar em 2007.

A presidente eleita formou-se pela Universidade Federal do Acre em 1985. Neste mês, concluiu MBA em Poder Judiciário, promovido pela Fundação Getúlio Vargas em convênio com o Tribunal de Justiça do Acre.

A juíza Vania Maria da Rocha Abensur, futura vice-presidente, ingressou na magistratura em 1988 e atuou em diversas unidades de Rondônia e Acre, antigas Juntas de Conciliação e Julgamento, até ser promovida em julho de 2005 para o Pleno do tribunal. Ela é mestre em Direito do Trabalho pela Universidade Mackenzie e doutoranda pela Universidad de Castilla-La Mancha Espanha, em Direto Social para Magistrados do Trabalho Brasileiros.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!