Despreparo policial

OAB-DF diz que morte de torcedor mostra incompetência da polícia

Autor

11 de dezembro de 2008, 18h26

O advogado Ibaneis Rocha, vice-presidente da OAB do Distrito Federal, afirmou nesta quinta-feira (11/12) que a morte do torcedor do São Paulo, Nilton César de Jesus, 26 anos, é mais uma “demonstração patente da incompetência da Polícia Militar do Distrito Federal”.

Jesus morreu na manhã de quinta-feira. O são-paulino foi baleado na cabeça no domingo (7/12), antes do jogo entre Goiás e São Paulo pela última rodada do Campeonato Brasileiro, na cidade satélite do Gama (DF). Jesus, integrante de uma torcida organizada do São Paulo, seguiu de ônibus da capital paulista para o Gama, exclusivamente para assistir a partida.

Para o advogado, o governador de Brasília, José Roberto Arruda (DEM), já deveria ter exonerado o secretário de Segurança, Valmir Lemos, e o comandante da PM-DF em exercício, José Carlos Pina Figueiredo. Só desse modo, diz Ibaneis Rocha, o governo demonstraria que “não compactua com esse brutal assassinato do torcedor”.

O sargento José Luiz Carvalho Barreto atingiu a cabeça do torcedor quando sua arma disparou no momento em que dava uma coronhada na cabeça dele.

O policial foi levado para um presídio militar, mas foi libertado por decisão da Justiça. Barreto, que segundo a corporação, não havia apresentado problemas em 20 anos de serviço, irá responder a dois inquéritos, na PM-DF e na 14ª DP do Gama. A primeira sindicância interna, da Polícia Civil, onde o sargento irá responder por homicídio doloso qualificado, será divulgada em 30 dias. Posteriormente, a PM divulgará sindicância interna 30 dias depois.

O Ministério Público do Distrito Federal descartou a possibilidade de o sargento José Luiz de Carvalho responder por tentativa de homicídio doloso (com intenção de matar). Segundo o promotor de Justiça Paulo Gomes, as imagens mostram que o tiro foi acidental.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!