Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Falha no atendimento

Celulares lideram reclamações de consumidores em 2008

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor divulgou, nesta quarta-feira (10/12), o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2008. As empresas de telefonia e de cartão de crédito estão entre as que mais receberam reclamações. De setembro de 2007 a agosto de 2008, os Procons de todo o país receberam 93.872 reclamações. Os cadastros estaduais e municipais listam 8.518 fornecedores de produtos e serviços. As informações são da Agência Brasil.

Os aparelhos de celular foram responsáveis por mais de um terço das reclamações fundamentadas que constam no cadastro, com 34 mil registros. Essas reclamações são aquelas em que um processo administrativo foi aberto pelo Procon e a autoridade de defesa do consumidor considerou procedente. Os casos que são resolvidos por telefone ou por carta do Procon à empresa não entram na lista.

O estado que mais apresentou reclamações fundamentadas foi Alagoas, com 14.900. Do total de reclamações fundamentadas, 22% não foram atendidas pelas empresas acusadas, o que demonstra uma piora na resolução dos problemas. No cadastro anterior, 18% das reclamações não atendidas.

“O cadastro é uma espécie de procuração que o consumidor passa a cada técnico dos Procons, para que ele não apenas trabalhe as suas reclamações com as empresas, mas que depois também divulgue a lista das que foram reclamadas e qual foi a conduta daquelas empresas — se elas atenderam ou não às reclamações”, explicou o diretor do DPDC, Ricardo Morishita.

Revista Consultor Jurídico, 11 de dezembro de 2008, 0h00

Comentários de leitores

3 comentários

Se deixarmos de lado a demagogia e hipocrisia e...

Mauro Branco (Estudante de Direito - Civil)

Se deixarmos de lado a demagogia e hipocrisia e o Poder Judiciário quando fixar indenização contra essas pessoas jurídicas de grande montante, elas aprenderão rapidinho, a contrario sensu, todos os anos serão campeãs das reclamações, pois, afinal, é bom infringir leis do País chamado Brasil pois nada acontece.

As empresas de telefonia celular estão investin...

avante brasil (Outros)

As empresas de telefonia celular estão investindo muito no pré-venda e esquecem que se a maior parte deste investimento fosse para o pós-venda, o retorno ou lucratividade seriam muito maiores.Depreciam suas marcas que valem milhões de dólares por falta de uma boa administração dos custos.

AS OPERADORAS SÓ PENSAM EM EFETUAR E VENDAS E E...

Zito (Consultor)

AS OPERADORAS SÓ PENSAM EM EFETUAR E VENDAS E ESQUECEM AS SUAS OUTRAS RESPONSABILIDADES.

Comentários encerrados em 19/12/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.