Consultor Jurídico

Comentários de leitores

21 comentários

Caro Cajorge. Desculpe, mas voce não me conven...

Sérpico (Estagiário)

Caro Cajorge. Desculpe, mas voce não me convenceu. Pelo pouco que eu sei do tema, e vejo pelos jornais, a Policia Federal abre concursos para as carreiras de Delegado, Agente, Escrivão etc. A pessoa quando faz o concurso com graus de dificuldade diferente para cada carreira, sabe o que terá que fazer e as atribuições inerentes as suas funções. Cada função tem suas competencia pré-estabelecidas no sistema penal vigente. Partindo deste principio entendo, s.m.j. que querer mudar as regras do jogo no meio do caminho é totalmente incoerente e imoral. Este papo de não existir concurso para general é pura balela e falácia de quem não teve competencia de estudar e passar no concurso para Delegado, Juiz etc. Caramba.... é tão dificil assim estudar?

No Brasil só jogador de futebol, pagodeiro, ato...

Gabriel (Estudante de Direito)

No Brasil só jogador de futebol, pagodeiro, ator da globo ganham dinheiro sem estudar.

É como minha mãe dizia quando eu tinha 12 anos....

Gabriel (Estudante de Direito)

É como minha mãe dizia quando eu tinha 12 anos. " filho, hoje seus coleguinhas se divertem e fazem chacota dos estudiosos, chmando-os de 'NERDS'. Após a faculdade serão seus subalternos, e vocês os chamarão de 'MERDS'''. ou ainda, mamãe dizia: " quem não estuda, vai puxar carroça, você quer puxar carroça?" Fica valendo o justo ditado da minha mamãezinha.

Eu acho que para os agentes tornarem-se Delegad...

Gabriel (Estudante de Direito)

Eu acho que para os agentes tornarem-se Delegados teriamos que fazer cursos de academia de letras como parte do preparo para ser policial, uma vez que não sabem nem escrever direito. Não adianta, tem que se formar em Direito e fazer concurso de Delegado de Polícia.

Em tempo Serpico, na sua afirmativa "O tio de u...

CAJORGE (Advogado Autônomo - Criminal)

Em tempo Serpico, na sua afirmativa "O tio de um amigo meu é Delegado Federal tendo antes sido investigador." Se foi investigador ele foi um AGENTE DE POLICIA FEDERAL. Conheça a estrutura da PF - para um FBI está totalmente absoleta. Por isso a luta deles por uma carreira onde tenha inicio meio e fim. Claro nem todos que ingressarem como agente chegarão a delegado, pois deverá contar com seus próprios talentos e não com os decorebas de cursinhos aos 23 anos de idade.

Prezado Serpico: Se você é estagiário de direit...

CAJORGE (Advogado Autônomo - Criminal)

Prezado Serpico: Se você é estagiário de direito, não está estudando direito o direito. Para ser Juiz ou Promotor você tem que ter experiência mínima de dois anos com advogado. Será que você passará no exame da OAB, pelo menos? Você já ouviu falar em concurso para Coronel, General, Brigadeiro??? Eu não. Ser delegado é fácil, o difícil é ser POLICIA. Quanto a mim, nunca fiz concurso para delegado ou outro cargo na área do direito, sou apenas um humilde e estudioso nesse ramo, com alguma experiência como professor e atualmente um bem sucedido advogado criminalista. Elias, para ser coerente eu deveria estar aqui defendendo o arcaico inquérito policial que tantos honorários já me proporcionou. Felizmente sou coerente com o que ensino e isso pode ser comprovado pelos meus alunos delegados, promotores, juízes e agentes de policia. Alias se você quiser ser POLÍCIA primeiro tem que ter um curso superior hoje em dia. Os delegados que foram meus alunos concordam com a minha idéia: o Delegado de hoje não é o delegado de ontem. A Polícia de hoje não pode continuar a ser a polícia de ontem. Polícia é e sempre será uma equipe composta por um chefe responsável, que pode ser chamado de DELEGADO, INSPETOR AGENTE ESPECIAL e seus auxiliares, esses todos AGENTES DE POLICIA. Até o escrivão já pode ser descartado. Já disse e repito: a função da POLÍCIA e levantar provas materiais e circunstanciais e indicar o provável autor - o resto é "prosopopéia flácida para bovino dormitar".

Caro estudante de Direito L_Skywalker. Pelo ...

Sérpico (Estagiário)

Caro estudante de Direito L_Skywalker. Pelo amor a polêmicas justas e dentro da seara do Direito, suas assertivas são totalmente desprovidas de lógica, ética e totalmente contra a moralidade pública. Argumentar que a vontade da maioria e a força da massa é o que conta, tenha dó hem? Este tipo de discurso é atribuido a pessoas sem qualquer conhecimento da ciência Juridica. Então os funcionarios da Justiça que são a grande maioria devem se tornar Juizes. Os soldados que são a grande maioria nas organizações militares devem ser Generais porque estão em grande numero. Voce fala em figurinhas arrogantes se referindo a Juizes, Promotores, Delegados etc. que coisa feia para um estudante de Direito. Isto se chama no vernáculo popular = INVEJA!! Os funcionarios subalternos das Policias, assim como do Judiciario, MP, RF etc etc devem fazer como eu estou fazendo - ESTUDAR para um dia sob méritos proprios galgar o posto desejado de Juiz, Promotor, Procurador, Fiscal etc. e não ficar se lamuriando, invejando e desejando destruir o objeto de seu desejo. Não fique ofendido estou somente fazendo valer meu direito de expressar minha opinião devidamente embasada na Constituição do Brasil.

democracia é a vontade da maioria, na PF são os...

L_skywalker (Estudante de Direito)

democracia é a vontade da maioria, na PF são os APF, no fim a força da massa vence ou NÃO teríamos Lula lá. O cargo de DPF é, como disse um colega em outra msg, um brontossauro que esqueceu de ir para o museu. O mesmo se verá no MP, nas Receitas Estaduais e Federal e por fim na magistratura. Figurinhas arrogantes como as envolvidas na Satiagraha serão gerencialmente enquadradas pela geniliadade de Gilmar, o Grande, magninânimo defensor da liberdades democráticas. Os uívos por "autonomia" desses "setores" que todos conhecem serve apenas para sustentar abusos. DPF rÉQUIEM.

O tio de um amigo meu é Delegado Federal tendo ...

Sérpico (Estagiário)

O tio de um amigo meu é Delegado Federal tendo antes sido investigador. O mesmo nos relatou que tem muita gente na policia que é preguiçosa e não quer estudar. Tempo se arruma. Cursinhos tem "trocentos"! Como não se consegue pelas vias do justo concurso publico galgar a posição pretendida então por isso se deve destruir o cargo cobiçado? Entendo que não! Posso estar enganado mas este senhor CAJORGE com certeza deve ser uma destas pessoas que ficaram frustradas por não ter passado no concurso e se tornam azedas e tristes. A constituição é clara o melhor para se avaliar a capacidade ainda é o concurso publico com chances para todos. Sem isso o nobre cargo de Delegado será diminuido. Não me consta que Delegado seja capacho de MP. Cada macaco no seu galho.

É como minha mãe dizia quando eu tinha 12 anos....

Gabriel (Estudante de Direito)

É como minha mãe dizia quando eu tinha 12 anos. " filho, hoje seus coleguinhas se divertem e fazem chacota dos estudiosos, chmando-os de 'NERDS'. Após a faculdade serão seus subalternos, e vocês os chamarão de 'MERDS'''. Fica valendo o justo ditado da minha mamãezinha. Se alguém de 23 passa no concurso que os sabichões de 40 e 50 não passam... isso é sinal que esse jovem tem competência inquestionável

Aliás a pessoa jovem tem mais preparo do que os...

Gabriel (Estudante de Direito)

Aliás a pessoa jovem tem mais preparo do que os antigos. Imagina esses policiais de 1910... só sabem falar: "positivo, negativo, positivo e operante. Negativo e inoperante" hahahaha

Se uma pessoa de 23 anos passa e os talismãs de...

Gabriel (Estudante de Direito)

Se uma pessoa de 23 anos passa e os talismãs de 20 anos de polícia não passam no concurso de delegado, significa que tem mais é que ser capacho dos "garotões" que tem mais competência que esses "incopetente", por assim dizer. Num adianta, no Brasil, sem estudar, vira subserviente mesmo...

O concurso público, sem sombra de dúvidas, cont...

Rubem (Advogado Autônomo - Criminal)

O concurso público, sem sombra de dúvidas, continua sendo a melhor maneira e a mais democrática para se alcançar um posto na função pública.O que deve ser efetivamente feito, tanto pela polícia, quanto pelo Ministério Público é um controle rígido sobre a lisura e a seriedade desses certames. Para que assim, todos aqueles preparados efetivamente e intelectualmente, possam em pé de igualdade e sem corporativismo, realizar os seus sonhos e ambições.

Quanto ao comentário do DELPOL, ele precisa est...

CAJORGE (Advogado Autônomo - Criminal)

Quanto ao comentário do DELPOL, ele precisa estudar mais a história da policia no Brasil. Até 1976 Delegado era apenas o chefe da Delegacia. Existiam INSPETORES DE POLICIA, do qual eram os bacharéis em direito. Em todas as policias existia a figura da ascensão funcional, onde agentes depois de esforços pessoais (cursando direito a noite, pois de dia trabalhavam) eram submetidos à provas internas e depois promovidos a inspetores. Em 1976 é que os inspetores foram transformados por decreto-lei em delegados (isto na PF)inclusive com o aproveitamento de todos os agentes que possuíam curso de direito. Delegado só ganhou "status" na constituição de 1988, portanto, há 20 anos. Hoje, o estudante de direito se forma com 23 anos, presta um concurso para delegado e sai chefiando agentes com 25 anos de carreira, mas que não teve tempo de se preparar para esses concursos externos, que exigem com prova materiais do curso de direito, que nunca vão usar na profissão, lembrando que a policia esta sendo referida no CPP nos art. 4º ao 23. O resto é para encher lingüiça. No entanto, o que vale para ser um bom delegado é 90% experiência e 10% conhecimento de direito, quando muito. Delegado é escrivão, secretário, capacho, soldadinho, etc de MP. Defendo mais funções aos delegados, com mais responsabilidade. O delegado no interior é razão de equilibro social, está em contato direto com o povão. Infelizmente só sabem fazer o arcaico e brontossauro inquérito policial.

Há equívoco em alguns comentários. Não tem como...

CAJORGE (Advogado Autônomo - Criminal)

Há equívoco em alguns comentários. Não tem como comparar as atividades de policia, mp e juiz. Delegado é policia e como tal deve agir. Policia é equipe. Delegado não produz sem sua equipe, composta de agentes de policia. A policia tem como obrigação levantar provas circunstanciais e materiais e apontar um provável suspeito. Não faz juízo ou valores dessas provas. O que os Delegados querem é apenas ganhar igual ao MP mas sem as mesmas responsabilidades destes. Nunca se viu ou ouviu falar em concurso para capitão, tenente, coronel de policia ou das Forças Armadas.A Policia Civil (Estadual e Federal) é a mesma coisa: CARREIRA. Se inicia como "varredor" e chega-se ao topo por merecimento (estudos e aperfeiçoamento). O Douto MP que aqui escreveu, tome cuidado: depois das garantias e salários que os Delegados buscar equiparando-se ao MP, virão a luta para poderem fazer também a denúncia. Delegado (policia) não pode fazer juízo de valores. Ai uma das categorias deverá desaparecer: QUAL MP OU DELEGADO?. Quem estiver mais forte. Alias, a palavra delegado é pejorativa, pois indica aquele que faz alguma coisa em nome de outro. Os delegados de ontem mal sabiam assinar o nome. Hoje todas as policias exigem nível superior para o ingresso na carreira, seja delegado, agente ou perito. Delegado (POLICIAL DE UM MODO GERAL) não devia saber só direito, mas psicologia, sociologia, etc... A policia no mundo todo mudou. No Brasil ainda vivemos 1941.

A sociedade brasileira tem que valorizar a carr...

Sérpico (Estagiário)

A sociedade brasileira tem que valorizar a carreira de Delegado de Policia, pois a mesma é de vital importância no combate à corrupção e a sangria aos cofres públicos tão divulgados na mídia. Parabéns à Policia Federal notadamente os Delegados, agentes, escrivães etc. pelos excelentes trabalhos desenvolvidos em prol da nação brasileira. Delegados e investigadores devem se unir em defesa do bem comum. Não é destruindo os Delegados que os investigadores federais/estaduais terão beneficios. A união faz a força!

Concordo com o promotor Artur. O concurso pú...

Mauricio_ (Outros)

Concordo com o promotor Artur. O concurso público para delegado de polícia é aberto a todos (inclusives aos agentes policiais). Para o agente ascender ao cargo de delegado basta se formar em ciências jurídicas, estudar e se preparar para o concurso. Se "pegar essa moda" de carreira única, não irá demorar muito para que o candidato a juiz de direito tenha de ingressar no Poder Judiciário como motorista, para se promovido a escrevente, depois a oficial de justiça e só então ingressar na magistratura. Nada mais absurdo. Quantos aos procedimentos em si, é óbvio que precisam se modernizar, evidentemente respeitados os preceitos constitucionais, para que, cada vez mais, possam as Polícias Judiciárias prestar um serviço melhor ao cidadão e à cidadania.

A carreira de Delegado de Polícia é aberta á to...

M.P. (Promotor de Justiça de 1ª. Instância)

A carreira de Delegado de Polícia é aberta á todos; basta se formar em Direito e se submeter á concurso público. Assim é no Brasil em várias carreiras: um técnico da receita federal ou estadual não ascende ao cargo de auditor; precisa de novo concurso. Cada cargo tem conhecimento e níveis de exigência próprios. Qto á desburocratização, isto sim deve acontecer, pois há uma demora inaceitável para terminar uma investigação. Aliás, a reforma do CP e do CPP precisam começar de verdade. È preciso ampliar a transação penal para delitos com penas de até 8 anos de reclusão cometidos sem violência ou grave ameaça, bem como ampliar a suspensão condicional do processo para crimes com até quatro anos de prisão; é mister impor representação (vontade da vítima) para proseguir com ações penais de mínima gravide, como, p.ex., pertubar o sossego de alguém. Também é saudável aumentar as possibilidades de composição civil -indenização - no crime, beneficiando a vítima. Mais: criar a possibilidade de delação premiada de verdade, isto é, o delator NÃO TEM PENA ALGUMA se fizer acordo com o MP para testemunhar contra um grande criminoso. Imaginem o diretor de um banco testemunhar contra o bilionário dono do banco, ou o pequeno traficante contra o chefe do tráfico ou de uma milícia ou o funcionário de um gabinete de deputado, senador ou ministro testemuhar contra este.

EUA é EUA, Brasil é Brasil.

Gabriel (Estudante de Direito)

EUA é EUA, Brasil é Brasil.

Ridículo, tem agente de polícia que é analfabet...

Gabriel (Estudante de Direito)

Ridículo, tem agente de polícia que é analfabeto, como vai escrever um inquérito? Há também delegados que passaram no concurso de 1910 que também são semi-alfabetizados. Vamos estudar e diminuir a ignorância. Aqui é Brasil, não EUA para ser FBI. É mesma coisa que cobrar dos filmes brasileiros a qualidade dos de Holywood

Comentar

Comentários encerrados em 17/12/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.