Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Mercado Jurídico

Mercado Jurídico: TJ-RJ indica advogados para atuar no TRE

Por 

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro escolheu os três advogados que vão concorrer à vaga da advocacia no Tribunal Regional Eleitoral. Cleoberto Benaion Filho, do escritório Antonelli & Associados, é o único que ainda não tem experiência nos julgamentos de causas eleitorais. O advogado Márcio André Mendes Costa tenta se reeleger. O seu mandato de dois anos acaba agora em 2008. Paulo Trocolli Neto já atua como juiz substituto no TRE-RJ e pretende se tornar efetivo. A regra costuma ser a recondução do titular da vaga. A lista tríplice passa ainda pelo Tribunal Superior Eleitoral. A escolha final fica a cargo do presidente Lula.

Número 1

O escritório mineiro Homero Costa Advogados acaba de completar 90 anos de história. Fundado em 1918, pelo advogado Homero Paulino da Costa, a banca possui o primeiro registro de sociedade de advogados na OAB-MG. Hoje, está em sua 4ª geração. Ao todo, conta com 45 profissionais sendo 12 sócios, sete associados 16 estagiários e 10 que atuam na área administrativa.

Ano 1

Mello Martins é uma sociedade que há pouco entrou para o mercado da advocacia no Rio de Janeiro. O foco de atuação são projetos em infra-estrutura, petróleo, gás e energia. O Direito Empresarial e a Arbitragem também estão entre as áreas atendidas pela nova banca, que começa com 20 advogados. Dois consultores especiais também compõem a equipe. Um deles cuida de Direito Ambiental.

Carnaval 2009

A Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AATSP) fechou parceria com a Escola de Samba Pérola Negra, do Grupo Especial do carnaval de São Paulo. A Ala 16 da escola, representada pelo indiano Mahatma Ghandi, será composta por 100 advogados. Com o enredo “Guiado por Surya pelos caminhos da Índia em busca da pérola sagrada”, a Pérola Negra será a segunda escola a entrar no Sambódromo, no dia 21 de fevereiro. Interessados podem se informar no site da entidade (www.aatsp.com.br) ou pelo telefone: (11) 3229-8389.

Grande final

Cinco escritórios disputam no palco do Na Mata Café, em São Paulo, o prêmio de melhor... banda musical da advocacia. Cesnik Quintino e Salinas Advogados, Paradeda Castro Duarte e Martins Advogados, Peixoto e Cury Advogados, Pinheiro Neto Advogados e Tozzini Freire, Teixeira e Silva Advogados chegaram à final do Data Venia Music Fest, o festival de música jurídica, por assim dizer. Os convites podem ser comprados pelo telefone: (11) 3817-8700. Durante o festival, marcado para domingo (7/12), serão recolhidas doações para as vítimas das chuvas de Santa Catarina.

Segurança da rede

A 2S Inovações Tecnológicas, especializada em soluções convergentes de TI e Comunicações Unificadas, foi a empresa escolhida pelo Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados para implementar a plataforma Microsoft e disponibilizá-la aos 650 profissionais do escritório. A banca trocou a rede Novell por esta plataforma. Agnes Nicola, responsável pela TI do escritório, diz que o acesso remoto a aplicações por clientes e parceiros ficou mais simples e a segurança na rede aumentou.

Comércio Exterior

A Câmara de Comércio França-Brasil promove no dia 11 de dezembro (quinta-feira) debate sobre os principais aspectos legais do Comércio Exterior no país e sua relação com as convenções e tratados internacionais. Para apresentar o tema, ocupa a mesa George Niaradi, presidente da Comissão de Comércio Exterior e Relações Internacionais da OAB-SP. O encontro é gratuito. Inscrições podem ser feitas pelo e-mail: eventos@ccfb.com.br.

Pelas sociedades

*** O advogado Alexandre Santos de Aragão, sócio do escritório Rennó, Aragão & Lopes da Costa Advogados, foi nomeado integrante da Comissão de Combate ao Mercado Ilegal do Conselho Federal da OAB. Aragão é também o novo coordenador do Grupo de Pesquisa em Direito e Economia do Petróleo, do mestrado da Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro.

*** A editora Quartier Latin lança na próxima segunda-feira (8/12), a obra Direito Tributário e Econômico aplicado ao Meio Ambiente e à Mineração. Os advogados Fernando Scaff e Jorge Alex são os coordenadores do livro. O lançamento será às 19h, na Livraria da Vila, nos Jardins, em São Paulo.

*** Letícia Queiroz de Andrade é a nova sócia-coordenadora do setor Regulatório do Siqueira Castro – Advogados. A contratação faz parte do plano de expansão do atendimento da banca. A advogada também é professora de Direito Administrativo do curso de graduação da PUC-SP e de cursos de pós-graduação lato sensu da PUC-Cogeae e da GVLaw.

*** A área tributária e previdenciária do Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Advocacia está agora sob o comando do advogado Léo do Amaral Filho. Ele se tornou bacharel pela Universidade Paulista, mestre e especialista pela PUC-SP e MBA Executivo pelo IBMEC-SP.

 é repórter da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 4 de dezembro de 2008, 14h58

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 12/12/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.